9 Novembro 2020

CM Coimbra estuda ligação da ciclovia a Bencanta e vários polos do Instituto Politécnico

CM Coimbra estuda ligação da ciclovia a Bencanta e vários polos do Instituto Politécnico

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra está a estudar a ligação da rede de ciclovias a vários polos do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). O estudo prévio, que foi aprovado na reunião do executivo municipal de hoje, prevê a implementação de mais 1,3 quilómetros de ciclovia em Coimbra, agora entre o Açude-Ponte e Bencanta. O objetivo é potenciar a utilização de soluções de mobilidade suave por parte, sobretudo, dos estudantes, já que irá interligar as residências em S. Martinho do Bispo, a Escola Superior Agrária e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração. Recorde-se que o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, no Vale das Flores, e as residências da Quinta da Nora já têm ciclovia nas proximidades e a autarquia vai também analisar, posteriormente, uma ligação até à Escola Superior de Educação de Coimbra. Estes projetos foram articulados entre o presidente da autarquia, Manuel Machado, e o presidente do IPC, Jorge Conde.

A CM Coimbra vai criar um troço da ciclovia, que vai ligar o Açude-Ponte a Bencanta, promovendo o uso da bicicleta ou outro meio de mobilidade suave e contribuindo para a estratégia de criar uma cidade mais saudável e sustentável. Esta nova ligação foi pensada, sobretudo, para os jovens e estudantes, já que irá interligar vários polos do IPC, depois do projeto ter sido discutido e articulado entre o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e o presidente do IPC, Jorge Conde.

 

Este novo troço da ciclovia vai ter início no Açude-Ponte, na margem esquerda, seguindo em canal dedicado em direção à rotunda do Almegue. Seguirá, depois, utilizando parte da via já existente, que constitui um troço abandonado da antiga N 341, sendo posteriormente analisada, em função do sucesso da ciclovia junto de potenciais utilizadores, a viabilidade da construção de uma passagem superior ciclável, paralela à N 341, que evite a partilha com viaturas automóveis nestes 100 metros. Já no cruzamento para as passagens inferiores rodoviárias sob a linha férrea e a N 341, os ciclistas poderão optar por passar sob a N341 e dirigirem-se para a Escola Superior Agrária ou seguirem para o troço da ciclovia paralelo à N 341. Este troço dará acesso às passagens superiores para peões da Escola Superior Agrária e de Bencanta, que serão alteradas, com a introdução de calhas nas escadas que permitam a circulação das rodas das bicicletas, facilitando a sua ascensão.

 

A ciclovia de Bencanta será, maioritariamente, em faixa ciclável exclusiva ou partilhada com percursos pedonais existentes. Uma vez que a ciclovia se implanta em terrenos adjacentes a estradas nacionais, propriedade da Infraestruturas de Portugal, SA., os serviços municipais propõem o envio do estudo prévio a esta entidade para emissão de parecer.

 

Este novo projeto vai permitir a ligação ciclável do polo de Bencanta do IPC ao Açude-Ponte, onde confluem vários troços da rede de ciclovias de Coimbra, nomeadamente em direção à margem direita (estação ferroviária Coimbra B) e em direção à Av. de Conimbriga (prolongando-se até ao Parque Verde do Mondego, Vale das Flores e Portela), o que permite a realização desta interligação entre os vários polos do IPC.

 

No Açude-Ponte está, ainda, prevista a ligação a um novo troço de mais 11 km de ciclovia que seguirá pela margem esquerda do rio Mondego até à Figueira da Foz. Este percurso, aprovado pelo executivo municipal em fevereiro deste ano, vai seguir junto à Estrada do Campo, até ao limite do concelho com Montemor-o-Velho, onde se irá ligar ao restante percurso ciclável até à costa atlântica na Figueira da Foz, numa extensão total de cerca de 46 km. Este projeto faz com que Coimbra fique com cerca de 32 km de ciclovias interligadas entre si.

 

Atualmente, já é possível fazer uma viagem, praticamente ininterrupta e em segurança, desde a estação ferroviária de Coimbra B até ao Vale das Flores e à Portela. Ao todo, são já 20 km de uma rede que está a valorizar a paisagem urbana da cidade, colocando ao usufruto da população local panoramas até aqui desconhecidos. Este investimento da CM Coimbra é superior a 2,2 milhões de euros, incluído no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e financiado por fundos comunitários. Esta rede já liga polos importantes da cidade, como estabelecimentos de ensino e investigação, de saúde e zonas comerciais. Esta aposta da autarquia pretende potenciar a utilização da bicicleta para lazer, mas também nas deslocações casa-trabalho e casa-escola, em detrimento da utilização do transporte individual motorizado, com a consequente redução de emissões de gases carbónicos, garantindo ainda os níveis elevados de segurança rodoviária.

 

Relembre-se, ainda, que a CM Coimbra está a instalar 83 postos de parqueamento de bicicletas na envolvente da rede de ciclovias municipais e pelos principais locais de destino das viagens. O projeto engloba, ainda, a colocação de cinco oficinas de self-service.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×