9 Novembro 2020

CM Coimbra vai relançar Ecovia e criar parques de estacionamento periféricos

CM Coimbra vai relançar Ecovia e criar parques de estacionamento periféricos

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai relançar a Ecovia, um sistema de “park & ride” que consiste na criação de parques de estacionamento periféricos que serão servidos por autocarros 100% elétricos dedicados ao transporte das pessoas para o centro da cidade. Este foi um projeto inovador que surgiu em Coimbra na década de 90, tendo depois sido abandonado. A aposta da autarquia passa por colocar a funcionar novamente este sistema acessível e ecológico que irá poupar a cidade à entrada de milhares de automóveis por dia e à emissão de toneladas de gases carbónicos para a atmosfera.

O executivo da CM Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, a localização de seis parques de estacionamento periféricos que vão servir o relançamento da Ecovia. Estes parques vão localizar-se junto às principais vias de acesso da cidade, de forma a abranger a maioria dos movimentos pendulares, designadamente: o subterrâneo na Praça Heróis do Ultramar; no Vale das Flores, junto à Oficina Municipal de Teatro; na margem direita do Parque Verde do Mondego – Ínsua dos Bentos; na ponta norte das avenidas de Conímbriga e Guarda Inglesa; na Casa do Sal; e no Choupal, junto à N111-1. Cada um destes locais tem diferentes estados de preparação, sendo que os parques do Choupal e avenidas Guarda Inglesa e Conímbriga necessitam de uma maior intervenção para implementação do sistema, pelo que poderão entrar em funcionamento de forma desfasada.

 

Estes parques vão funcionar como “park & ride”. O objetivo é que as pessoas estacionem nestes locais, sendo depois transportadas para o centro da cidade ou principais polos de destino, como os hospitais ou a universidade, por autocarros 100% elétricos que a CM Coimbra está prestes a receber. Com esta aposta num sistema acessível e ecológico, a autarquia pretende poupar a cidade à entrada de milhares de automóveis por dia e à emissão de toneladas de gases carbónicos (CO2) para a atmosfera.

 

A CM Coimbra está a trabalhar neste relançamento há vários anos, a começar pela continua renovação da frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental. Para isso, em outubro de 2018, foi submetida uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), para a aquisição de cinco autocarros e nove miniautocarros elétricos, respetivos sistemas de carregamento e serviços de assistência técnica e monitorização dos resultados. Em fevereiro passado foi adjudicada a aquisição destes nove miniautocarros 100% elétricos, pelo valor de 2,8M€, que deverão chegar brevemente e que vão permitir, então, a colocação em funcionamento da Ecovia. Já a aquisição dos cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’ representou um investimento de 2,4M€ e a proposta também já foi adjudicada.

 

A mobilidade elétrica tem sido mesmo uma das grandes apostas deste executivo municipal. A 20 de junho de 2019 entraram em funcionamento os 10 novos autocarros 100% elétricos que reforçaram a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), depois de um investimento superior a 4M€, financiado em cerca de 53% pelos cofres da CM Coimbra e o restante pelo PO SEUR. Depois de um ano de operação, estas viaturas elétricas evitaram a libertação de cerca de 510 toneladas de CO2 para a atmosfera, depois de cerca de 440 mil quilómetros de estrada e geraram uma economia de cerca de 140 toneladas equivalentes de petróleo. Mas os dados são ainda mais relevantes do ponto de vista ambiental se tivermos em conta, também, os troleicarros e o elevador do Mercado, que são outros exemplos da aposta da autarquia na mobilidade elétrica. Somando, foram percorridos cerca de 480 mil quilómetros em veículos elétricos no último ano, que na globalidade evitaram a emissão de quase 600 toneladas de gases carbónicos para a atmosfera, criando uma poupança energética de cerca de 160 toneladas equivalentes de petróleo.

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