Coimbra vai acolher, pelo 11º ano consecutivo, uma extensão da Festa do Cinema Italiano, no TAGV, nos dias 10, 11 e 12 de novembro. Nos três dias, há sessões às 17h30 e às 21h30: dia 10, “La Strada”, de Frederico Fellini e “Tolo Tolo”, de Checco Zalone; dia 11, “Bangla”, de Phaim Bhuiyan e “La Dea Fortuna”, de Ferzan Ozpetek; e, por último, dia 12, “Eu, Leonardo”, de Jesus Garecs Lambert e “Figli”, de Giuseppe Bonito.
Neste ano atípico, o evento vai decorrer no cumprimento de todas as regras e orientações das autoridades de saúde. A sala terá, pois, lotação reduzida e espaçamento entre lugares, será obrigatório o uso de máscara nas sessões e não será possível entrar nas salas de cinema após o início da sessão. O espaço terá limpeza reforçada, higienização a cada sessão e disponibilização de gel desinfetante. O valor do bilhete geral por sessão é de 5 euros, sendo que quem tiver menos de 25 anos ou mais de 65 só paga 3,50 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do TAGV ou através dos sites www.festadocinemaitaliano.com ou tagv.bol.pt.
A Festa do Cinema Italiano é, pois, um evento que promove a língua e a cultura italianas e fomenta a interculturalidade europeia e o diálogo entre culturas junto dos munícipes. É, também, um evento que vem reforçar a oferta cultural na cidade, dando a conhecer a todos os interessados novos e conceituados autores da cinematografia italiana. Razões que levam a CM Coimbra a manter o interesse na extensão da Festa do Cinema Italiano na cidade, apoiando, assim, financeiramente a associação promotora com mil euros e auxiliando-a na divulgação do evento no concelho.