13 Novembro 2020

Pista de atletismo do Estádio vai ter tecnologia pioneira em Portugal

Pista de atletismo do Estádio vai ter tecnologia pioneira em Portugal

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, visitou esta manhã a empreitada de reabilitação da pista de atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra. Esta obra, que representa um investimento de 530.000 euros, está na sua fase final e pretende dotar este equipamento das condições adequadas à prática desportiva de acordo com os normativos nacionais e internacionais, passando a ser certificada para acolher competições oficiais e treinos de alto rendimento. Na pista vai ser instalada uma tecnologia “smartrack” pioneira em Portugal, que foi doada pela empresa Polytan, e que vai permitir a medição das performances dos atletas através de sensores.

A conclusão das obras da pista de atletismo do Estádio Municipal, onde decorrem neste momento trabalhos de aplicação do tartan, foram hoje visitadas por Manuel Machado e os vereadores Carlos Cidade e Regina Bento.

 

Os autarcas conversaram com um dos responsáveis técnicos da empresa que está a trabalhar na aplicação do tartan e que decidiu doar a instalação de uma tecnologia pioneira em Portugal, no valor de 3500€, que foi aceite pelo executivo municipal na sua última reunião de segunda-feira.

 

A Polytan vai assim aplicar gratuitamente a tecnologia “rekortan smartrack”, que consiste na implementação de dois portais magnéticos no próprio pavimento da pista. Este sistema permitirá a medição das performances dos atletas através de sensor próprio ou via smartphone. Uma tecnologia que atualmente não existe em nenhuma pista de atletismo em Portugal e que representa uma mais valia para apoio ao treino, tornando a presente instalação uma referência para estágio e competições. Com este equipamento a avaliação de toda a performance do atleta pode ser estudada ao pormenor, representando assim uma ferramenta muito importante para os treinadores, sendo uma tecnologia que pode ser utilizada por diferentes atletas ao mesmo tempo.

 

Recorde-se que a CM Coimbra avançou com a empreitada de reabilitação da pista de atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra, que apresentava um elevado estado de degradação, com anomalias ao nível do revestimento e da drenagem.

 

Esta empreitada visa recuperar a pista de atletismo de acordo com os normativos da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). O objetivo da autarquia é que esta infraestrutura desportiva esteja capacitada para acolher competições regionais, nacionais e internacionais, bem como para a iniciação ao atletismo e formação ao treino de alto rendimento.

 

Para isso, o investimento municipal é de 528.353,39 euros (IVA incluído) e a intervenção começou pelo levantamento integral do revestimento sintético e a correção de todas as depressões existentes no pavimento. As marcações e pinturas da pista, de acordo com as regras da FPA e da IAAF, e a reformulação do acesso à pista interior de aquecimento, que vai passar a ser por meio de rampa, também estão previstas na obra.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×