O objetivo da CM Coimbra é promover uma maior proximidade entre os serviços municipais e os cidadãos e empresas, designadamente, pelas alterações e constrangimentos que se tem vindo a sentir no atendimento presencial devido ao cumprimento das medidas de contingência no âmbito do combate à pandemia COVID-19.
No entanto, nos tempos atuais, em que se privilegiam as novas tecnologias e outros canais e formas de comunicação, estes sistemas terão toda a oportunidade para o futuro, evitando aos cidadãos os eventuais transtornos de se deslocarem fisicamente à CM Coimbra para obterem quaisquer esclarecimentos, informações ou até apresentar reclamações.
A autarquia decidiu, assim, investir em sistemas de videoconferência, passando a dar resposta através, não só de reuniões presenciais e telefónicas, mas também por videoconferência. Para agendar o atendimento (seja presencial, telefónico ou por videoconferência), basta enviar um e-mail para atendimento.urbanismo@cm-coimbra.pt. O agendamento também pode ser efetuado através do contacto telefónico geral da CM Coimbra 239 857 500 (solicitando o encaminhamento da chamada para o Apoio ao Departamento de Gestão Urbanística), ou nos Balcões de Atendimento ao Público da Câmara Municipal de Coimbra (Praça 8 de Maio e Loja do Cidadão).
Para que o pedido seja atendido de forma mais célere, é importante que disponibilize os seguintes dados: número do processo camarário; titular do processo camarário; solicita atendimento na qualidade de; contato telefónico; motivo do pedido de atendimento; titulares e/ou técnico a estarem presentes; tipo de atendimento pretendido (presencial, telefónico, videoconferência).