17 Março 2021

CM Coimbra promove atividades infantojuvenis para os dias do Pai, da Primavera e da Poesia

CM Coimbra promove atividades infantojuvenis para os dias do Pai, da Primavera e da Poesia

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai realizar um conjunto de iniciativas dirigidas ao público infantojuvenil para assinalar as efemérides do mês de março, nomeadamente o Dia do Pai (19 de março), o Dia da Primavera (20 de março) e o Dia Mundial da Poesia (21 de março). As iniciativas integram a programação regular desenvolvida pela autarquia na Biblioteca Infantil/Ludoteca e Museu Municipal de Coimbra, desta vez em regime não presencial, devido à pandemia da COVID-19. A programação tem o intuito de envolver os leitores da Biblioteca Infantil e das escolas, particularmente as que estão integradas na Rede de Bibliotecas de Coimbra, assim como as suas famílias.

A Biblioteca Infantil/Ludoteca convida as crianças, no dia 19 de março, Dia do Pai, a participarem no desafio “Retrato o meu Pai”, um estímulo à imaginação e à criatividade. Já para assinalar o Dia da Primavera, a 20 de março, a proposta passa pelo desafio “A Primavera vista da minha janela”, apelando à sua sensibilidade e ao seu talento dos mais novos, através da apresentação de uma ilustração. O Dia Mundial da Poesia, 21 de março, tem como repto a atividade “Escrevo um poema”, como forma de promoção da poesia e da escrita criativa.

 

Todos os trabalhos produzidos devem ser enviados para o email biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt ou entregues na Casa Municipal da Cultura/ Biblioteca Municipal.  Os mesmos serão expostos no corredor de acesso à Biblioteca Infantil no Dia Mundial das Bibliotecas, assinalado a 1 de julho. Para mais informações, os serviços municipais estão disponíveis através do telefone n.º 239702630 ou via e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt.

 

Já o Museu Municipal de Coimbra implementa uma programação inspirada no acervo da Coleção Telo de Morais.  “Entre olhares”, é a atividade proposta para comemorar o Dia do Pai, e tem como base a pintura de Albert Jourdain, “Retrato de Manuel Valenças”, 1921. A proposta passa por, a partir desta imagem, pai e filho(a) descobrirão os pormenores que os tornam únicos. A partir da observação, o objetivo é construírem, também, a dois planos, as suas próprias imagens, tendo, para isso, ao seu dispor, um perfil que poderão trabalhar com os materiais que mais gostarem.

 

O conjunto de Aves da Vista Alegre, da Coleção Telo de Morais, é o ponto de partida para as crianças, juntamente com as suas famílias, começarem a preparar a chegada da Primavera participando na atividade “Primavera a chegar!”. Inspirados nesta época de renovação, em que a natureza se cobre de verde e as árvores de flores, os animais começam a sair das suas tocas e ninhos, as crianças são desafiadas a fazer, também, parte desta mudança. Terão, assim, oportunidade de conhecer melhor o conjunto escultórico de aves da Vista Alegre, Coleção Telo de Morais e, a partir dele, pintar a sua própria ave, plena de cor.

 

Ambos os projetos requerem inscrição, que pode ser realizada através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. Uma vez inscritos receberão nas suas casas os materiais necessários para a elaboração das atividades. Posteriormente, serão divulgados nas redes sociais do município.

 

Estas atividades cumprem, acima de tudo, a vontade da autarquia de manter e incentivar – circunscrito às limitações impostas pela evolução da pandemia de COVID-19 – a missão da Biblioteca e Museu municipais, enquanto meios que privilegiam, além da promoção do livro, dos hábitos de leitura e da partilha da arte com o público, a realização de atividades culturais, lúdicas e pedagógicas dirigidas ao público infantojuvenil. Uma forma de motivar os mais pequenos a uma participação à distância, ativa, que ultrapassa as fronteiras dos espaços que, ano após ano, promovem este género de atividades culturais, de forma presencial, para assinalar os três temas, celebrados em março, que atraem o interesse dos mais novos.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×