13 Abril 2021

Coimbra adere como membro fundador à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

Coimbra adere como membro fundador à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, a adesão como membro fundador à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, criada pela Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ). A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude é um projeto que visa a partilha de boas práticas, a criação de estratégias e a promoção de sinergias associativas e municipais e que certifica as boas políticas locais que a autarquia tem assumido na área da Juventude, uma vez que o Município de Coimbra reúne mesmo todos os requisitos necessários para aderir a esta rede.

A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude é um projeto da FNAJ, que convidou o Município de Coimbra a ser um dos seus fundadores. Trata-se, pois, de uma rede pioneira na conceção, implementação e avaliação das políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis promovidas, com base no Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude da FNAJ. Este é documento pioneiro e único, lançado há dois anos, que resulta de um processo de auscultação de jovens, técnicos de juventude e decisores políticos, de um diagnóstico do estado das medidas locais para jovens e do debate e definição de reais políticas locais de juventude, que serve como um guia para a implementação e execução dessas políticas.

 

A adesão à rede não tem qualquer custo e os municípios comprometem-se a implementar e impulsionar políticas amigas do Juventude, que respondam às reais aspirações dos jovens do concelho e estreita colaboração com esses. Ao aderirem, os municípios passam a ter acesso a uma rede nacional de partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude; a fazer parte de uma rede de sinergias, contactos e  partilhas de informação privilegiada; a terem prioridade na participação e acesso a seminários e cimeiras sobre a temática; e, por último, a terem acesso ao “Selo de Município Amigo da Juventude”, que será personalizado para cada município e é um símbolo de garantia de que essa autarquia privilegia e se preocupa com os seus jovens.

 

Uma adesão que faz todo o sentido, já que a CM Coimbra tem assumido a Juventude como uma das suas prioridades políticas e tem realizado um investimento gradual nesta área de intervenção. Aliás, o Município de Coimbra reúne todos os requisitos necessários para aderir à rede (são necessários três dos elencados abaixo) e para obter o “Selo de Município Amigo da Juventude” (são necessários cinco dos elencados): tem um Conselho Municipal da Juventude, um Plano Municipal da Juventude, apoios diretos ao associativismo juvenil, políticas de apoio à iniciativa jovem; pelouro da Juventude, Divisão da Juventude, um plano de investimento neste área, com rúbrica no orçamento municipal e espaços para associações e projetos jovens.

 

A proposta foi aprovada na reunião da ontem do executivo municipal e será formalizada com a assinatura de um compromisso de adesão e de um termo de pareceria com a FNAJ.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×