23 Abril 2021

Feira de Velharias regressa este sábado à requalificada Praça do Comércio

Feira de Velharias regressa este sábado à requalificada Praça do Comércio

A Feira de Exposição e Mostra de Velharias de Coimbra regressa este sábado, 24 de abril, à requalificada Praça do Comércio, no coração da cidade. Das 09h00 às 13h00, os visitantes podem visitar este certame que se constitui neste tipo de eventos como uma referência no panorama nacional. O evento tem um Plano de Contingência específico e vai decorrer no rigoroso cumprimento da legislação em vigor e das recomendações das autoridades de saúde.

A obra de valorização e revitalização da Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, está concluída, o que vai permitir o regresso da Feira de Velharias a este espaço emblemático. Um certame que é uma referência no panorama nacional deste tipo de eventos, apresentando antiguidades, desde utensílios domésticos, decorativos, cerâmicas, vidros, latoarias, peças de joalharia e ourivesaria, livros trazidos por alfarrabistas, discos de vinil, selos postais e outras preciosidades, em boa parte, pertença de colecionadores de longa data.

 

Depois de um interregno de um ano, devido à pandemia da COVID-19, o evento regressa também agora ao espaço que o acolheu durante mais de duas décadas. As últimas edições da Feira de Velharias realizaram-se no Terreiro da Erva e na Via Central, devido às obras de requalificação da Praça do Comércio. Um investimento superior a meio milhão de euros, integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, e que teve como objetivo requalificar o espaço público e as infraestruturas do subsolo.

 

A estratégia passou pela criação de espaço para esplanadas em torno da igreja de S. Bartolomeu; pelo controlo do estacionamento automóvel através da introdução de pilaretes fixos e semiautomáticos, reduzindo a presença de estacionamento abusivo permanente no espaço central da Praça; e pelo embelezamento do local, tendo sido plantadas árvores ornamentais de pequeno porte, mais especificamente magnólias. A empreitada passou ainda pela substituição ou reaplicação das zonas de lajeado que se encontravam danificadas; a reparação do dreno que contorna o perímetro da Praça; a substituição do material anterior, calcário cinza, por lajetas de granito e o alargamento dos corredores transversais ao atravessamento da Praça; a revisão do sistema de recolha de lixos domésticos; a reparação das luminárias suspensas e a sua adaptação ao sistema de iluminação LED; e a modernização de alguns troços da rede de drenagem através da criação de um sistema de condutas separativas.

 

 

Com todas estas melhorias a Feira de Velharias terá melhores condições para a sua realização. O evento vai decorrer no rigoroso cumprimento de todas as regras definidas pelo Plano de Contingência especificamente criado para o evento, que permite cumprir a legislação em vigor e as recomendações das autoridades de saúde.

 

A concretização da iniciativa respeitará, assim, todas as normas em vigor quanto à ocupação, à permanência no espaço e ao distanciamento físico entre todos aqueles que acorram à Praça do Comércio. O uso de máscara é obrigatório, bem como o distanciamento físico, a higienização das mãos e o respeito pela sinalização implementada no local. Consulte aqui o Plano de Contingência.

 

O calendário das próximas edições da Feira de Velharias fica sujeito à evolução da pandemia da COVID-19 e ao estrito cumprimento da legislação em vigor, das recomendações da Direção-Geral da Saúde, bem como de Plano de Contingência específico para o evento. A calendarização prevista é: 22 maio; 26 junho; 24 julho; 28 agosto; 25 setembro; 23 outubro; 27 novembro; 18 dezembro (devido ao Natal coincidir com o quarto sábado).

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×