25 Abril 2021

Pista Municipal de BMX inaugurada e abençoada com muita chuva

Pista Municipal de BMX inaugurada e abençoada com muita chuva

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, inaugurou hoje a Pista Municipal de BMX. Localizada nos Campos do Bolão, esta pista foi desenvolvida em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, a quem o autarca agradeceu, de modo a garantir as condições adequadas à realização de provas oficiais. Num dia com muita chuva, o equipamento foi aberto ao público logo de manhã e contou com as presenças do vereador do Desporto, Carlos Cidade, do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e da Seleção Nacional de BMX.

A CM Coimbra inaugurou hoje a nova Pista Municipal de BMX, num investimento superior a 300 mil euros, dando assim uma nova resposta aos praticantes dessa modalidade no concelho. Na cerimónia estiveram presentes o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, os vereadores Carlos Cidade, Regina Bento, Carina Gomes e Madalena Abreu, entre outras personalidades, como presidentes de Juntas de Freguesias.

 

A infraestrutura hoje inaugurada tem uma pista principal, com respetiva rampa de saída de 5 metros de altura, três curvas, quatro retas (sendo a segunda reta dupla), meta e zona de desaceleração.

 

Foi, ainda, construída uma pista de aquecimento e treino de juniores, composta por duas curvas e duas retas. Entre as duas pistas foi criado um espaço para observação das provas, modelado de maneira à criação de bancadas naturais. O local está preparado para, em dias de provas oficiais, receber uma bancada amovível para possibilitar uma maior afluência de espectadores.

 

O espaço contempla infraestruturas elétricas de apoio, assim como iluminação do recinto, bem como rede de abastecimento de água e esgotos de modo a garantir o funcionamento e a correta manutenção da pista. Foram, também, plantadas árvores de espécies adequadas ao local, as quais virão no futuro a projetar alguma sombra no recinto, bem como instalados bebedouros e módulos para aparcamento de bicicletas.

 

A envolvente à pista também foi intervencionada, existindo agora um percurso pedonal contínuo desde a estação ferroviária até à zona de bosquete/parque de merendas existente mais a norte.

 

Entretanto, a CM Coimbra considerou importante estabelecer as regras de funcionamento e utilização do equipamento desportivo, no estrito cumprimento da lei e de forma a que fique garantido o uso adequado da infraestrutura. Para isso, a autarquia deu início à abertura de um procedimento com vista à elaboração do projeto de Regulamento de Funcionamento e Utilização da Pista Municipal de BMX, bem como à participação procedimental, tendo os interessados tido um período de dez dias úteis para se constituírem como tal e apresentarem os seus contributos. Depois de reunidos os contributos, o texto do regulamento foi melhorado e regressou à reunião do executivo municipal para a aprovação das alterações e da abertura do período de consulta pública escrita, para recolha de sugestões, pelo prazo de 30 dias úteis a contar da data de publicação do aviso em Diário da República.

 

Assista à intervenção de Manuel Machado:

 

Assista à intervenção de Carlos Cidade, durante a manhã:

 

Assista à intervenção de Delmino Pereirapresidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, durante a manhã:

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×