29 Abril 2021

“Sítios Mágicos” continuam no próximo fim de semana

“Sítios Mágicos” continuam no próximo fim de semana

Os “Sítios Mágicos” tiveram início, no passado fim de semana, em simultâneo nos três municípios que integram o projeto, Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, com as primeiras aulas das Escolas de Magia, seguidas de visitas guiadas e espetáculos protagonizados por mágicos internacionais. O programa prossegue já este sábado e domingo, dias 1 e 2 de maio, com os mágicos Adrian Conde, Andrély e Dani Garcia.

A magia está de volta a Coimbra. O programa “Sítios Mágicos” arrancou no sábado passado, com os mágicos Cliff, Jonathan Barragan e Rafael Titonelly. O programa começou com as primeiras aulas, das primeiras turmas das Escolas de Magia, nas quais os “jovens mágicos” aprenderam alguns truques de magia, num ambiente descontraído e animado. Pouco depois das aulas, iniciaram os espetáculos de magia e as visitas guiadas aos locais que acolheram a iniciativa.

 

Em Coimbra, nos dias 24 e 25 de abril, os Sítios Mágicos decorreram no Convento São Francisco, com as aulas de magia, visita guiada ao grande auditório e um espetáculo, tendo como pano de fundo a cidade e a sua Universidade. Os espetáculos, abertos ao público mediante inscrição pela Ticketline e realizados de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde e as regras previstas nos planos de contingência municipais, estiveram lotados.

 

Para o próximo fim de semana, há mais. As primeiras turmas das Escolas de Magia continuam com as suas aulas, às 09h00 de sábado e domingo, e haverá novas visitas guiadas e novos espetáculos, a partir das 11h00, com os mágicos Adrian Conde, Andrély e Dani Garcia. Em Coimbra os espetáculos e visitas guiadas serão no Convento São Francisco, mas desta vez na antiga igreja; em Condeixa-a-Nova no PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó; e em Montemor-o-Velho o ponto de encontro é em Tentúgal, na Praça do Rossio.

 

Recorde-se que as Escolas de Magia, com quatro turmas por município, são destinadas a alunos matriculados nas escolas dos respetivos concelhos, dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, sendo as inscrições limitadas a 10 alunos por turma. Apesar de todas as iniciativas serem gratuitas, é necessária reserva, através da Ticketline e a inscrição para as Escolas de Magia através do e-mail sitiosmagicos@luisdematos.pt .

 

O programa “Sítios Mágicos”, financiado por fundos europeus, garante uma programação cultural em rede, com direção artística do mágico Luís de Matos e vai decorrer durante 12 meses, com atividades totalmente gratuitas que incluem espetáculos de magia, visitas guiadas, escolas de magia e galas finais, em que terão oportunidade de se apresentar os alunos das várias turmas de magia. Um evento que tem como objetivo dar a conhecer o património, dinamizar o turismo interno e as economias locais, envolvendo de forma direta as populações em experiências artísticas e culturais.

 

Este é, assim, mais um contributo das câmaras municipais de Coimbra, de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho para a retoma das atividades culturais, depois de um período de confinamento como medida de contingência para a pandemia da COVID-19. A programação decorre em locais com forte ligação à história dos concelhos, com todos os espaços e equipamentos culturais a respeitarem as orientações da Direção-Geral da Saúde e as regras previstas nos planos de contingência municipais.

 

Devido às contingências impostas pela evolução da pandemia, a programação atualizada vai estando disponível nos websites e redes sociais das autarquias e na página de Facebook dos “Sítios Mágicos”.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×