18 Maio 2021

Encontro literário de Coimbra homenageia Teolinda Gersão e destaca autores de Santiago de Compostela

Encontro literário de Coimbra homenageia Teolinda Gersão e destaca autores de Santiago de Compostela

Coimbra prepara-se para organizar a primeira edição do Encontro Literário Internacional “Cidades Invisíveis”. De 26 a 29 de maio, a iniciativa da Câmara Municipal (CM) de Coimbra – que pretende perpetuar o vínculo histórico entre a cidade e a literatura e que faz parte da programação da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027 – incluirá debates, mesas redondas, exposições, um momento de poetry slam, entre outros.

O I Encontro Literário Internacional “Cidades Invisíveis” vai decorrer em diversos espaços de Coimbra, do Convento São Francisco à Quinta das Lágrimas, passando pela Casa-Museu Miguel Torga, com algumas iniciativas a terem lugar ao ar livre, nas ruas do concelho. O objetivo principal do evento, que decorrerá anualmente e contará com uma cidade convidada por edição, é percorrer as relações múltiplas entre a cidade e a literatura, de acordo com a convicção de Italo Calvino: “a cidade não conta o seu passado, contém-no como as linhas da mão”.

 

Santiago de Compostela, cidade geminada e com uma ligação histórica a Coimbra, foi a escolhida para o ano de lançamento do encontro. Entre os autores convidados estão os portugueses Francisco Duarte Mangas, José Manuel Mendes, Marlene Ferraz, Vasco Pereira da Costa, Viale Moutinho e, ainda, Teolinda Gersão, a quem será prestada uma homenagem pelos 40 anos de carreira.

 

A Câmara Municipal de Coimbra vai atribuir a Medalha de Mérito Cultural Grau Ouro à escritora Teolinda Gersão, escritora com enorme relevância cultural no panorama literário nacional e que nasceu em Coimbra, em 1940.

 

De Santiago de Compostela, participarão os escritores galegos Cesáreo Sánchez Iglesias, presidente da Associação Galega de Escritores, Elias Torres Feijó, Susana Sánchez Arins, Teresa Moure e, ainda, Carlos Quiroga, que realizará uma residência literária na Casa da Escrita, dedicando-se a um projeto literário, e participará nas atividades regulares da cidade.

 

 

Programa:

 

26 de maio

15h00, Antiga Igreja do Convento São Francisco – Sessão de Abertura.

15h30, Antiga Igreja do Convento São Francisco – Conferência “Solitário andar por entre a gente (de Sá de Miranda a Miguel Torga)”, por José Augusto Cardoso Bernardes.

16h00, Antiga Igreja do Convento São Francisco – Mesa-redonda: “Escrever na cidade”, com Vasco Pereira da Costa, Carlos Quiroga, Teresa Moure. Moderador: Elias Torres Feijó.

17h30, Antiga Igreja do Convento São Francisco – Leituras no Convento.

18h00, Convento São Francisco – Visita à exposição “O Livro Transformado”.

 

27 de maio

10h00, Casa-Museu Miguel Torga – Visita à exposição “Diário de um Orfeu Rebelde. 80 anos da publicação do 1.º volume do Diário de Miguel Torga”.

11h30, Quinta das Lágrimas – Instalação literária. A propósito de Pedro e Inês: Reminiscências da Luz, texto de Cristina Robalo Cordeiro, fotografias de Bruno Sacadura.

14h30, Quinta das Lágrimas – Mesa-redonda: “Uma Associação de Escritores: solidários / solitários?”, com José Manuel Mendes, Cesáreo Sánchez Iglesias e Francisco Duarte Mangas. Moderação: António Pedro Pita.

16h00, Quinta das Lágrimas – Conversa com a escritora Teolinda Gersão – Quarenta Anos de Carreira

18h00, Paços do Município – Homenagem a Teolinda Gersão.

 

28 de maio

14h30, Convento São Francisco

  • Mesa-redonda de escritores I: “A escrita em tempo de epidemia”. Marlene Ferraz, Carlos Quiroga, Viale Moutinho. Moderação: Cristina Robalo Cordeiro.
  • Mesa-redonda de escritores II: “A máquina de escrever”. Susana Arins, Francisco Duarte Mangas, Elias Torres Feijó. Moderação: Fernando Madaíl.

18h30, Casa da Escrita – Ocupações literárias e Poetry Slam (SESLA-Associação Académica de Coimbra).

 

29 de maio

10h30, Alta de Coimbra – Percurso “Re-habitar” (roteiro de escritores, pela Cooperativa Bonifrates).

11h30, Grémio Operário – Leituras e Sessão de Encerramento.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×