13 Maio 2021

Obras do troço Alto S. João-Serpins do Sistema de Mobilidade do Mondego em curso

Obras do troço Alto S. João-Serpins do Sistema de Mobilidade do Mondego em curso

Estão em curso as obras de construção do troço Alto de São João – Serpins do Sistema de Mobilidade do Mondego. A empreitada, que representa um investimento de cerca de 23,7M€, foi ontem visitada pelos autarcas de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, pelos administradores da Infraestruturas de Portugal e da empresa Metro Mondego, por técnicos da obra e municipais.

A empreitada de construção do Sistema de Mobilidade do Mondego, no troço Alto de São João (Coimbra) e Serpins (Lousã), está a decorrer a bom ritmo, tendo sido consignada a 11 de setembro de 2020 e representa um investimento de 23,7M€.

 

As intervenções em curso têm sido dirigidas sobretudo para desmatações, demolições, reperfilamento e tratamento de taludes e adaptação da infraestrutura do canal técnico. Neste momento, estão em curso trabalhos de construção de muros gabiões, alargamento da plataforma nas futuras zonas de cruzamento dos veículos, bem como o reforço das fundações e dos pilares de pontes e pontões, designadamente a da Portela e de Ceira. No âmbito desta intervenção vão ser adaptadas 17 paragens face ao existente, requalificadas 13 pontes e pontões, sete túneis a pavimentar e instalar sistemas de segurança, 75 taludes de aterro e escavações a intervencionar e 25 interseções rodoviárias e pedonais, entre outras intervenções.

 

O Sistema de Mobilidade do Mondego é um projeto que vai ligar, por Metrobus, Serpins (Lousã) e Coimbra B, com uma linha urbana até ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, numa extensão total de 42 quilómetros.

 

Para além das referidas anteriormente, vários outros trabalhos já estão em curso, desde logo a conclusão da Via Central para a passagem do Metrobus na Baixa de Coimbra. No início do mês de maio, o Governo autorizou a empresa Metro Mondego S.A. a desenvolver os procedimentos para a contratação da empreitada de construção do Parque de Material e Oficinas/Estação de Recolha, que irá localizar-se em Ceira, e para a compra de 40 veículos elétricos para o Sistema de Mobilidade do Mondego. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, destaca a importância da localização deste equipamento, evidenciando que isso “vai ser um enorme contributo para o desenvolvimento da freguesia e dos territórios circunvizinhos” e que “este é um momento muito relevante” para a concretização deste projeto “que vai melhorar a qualidade de vida das populações de Coimbra e da região”.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×