31 Maio 2021

São João do Campo vai ter novo polidesportivo com financiamento municipal

São João do Campo vai ter novo polidesportivo com financiamento municipal

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, consignou, esta manhã, a primeira fase da empreitada de reconstrução do polidesportivo de São João do Campo. Um investimento inicial de cerca de 80 mil euros que vai permitir tornar “mais digno, adequado e melhor equipado” um equipamento desportivo que já tem aproximadamente 30 anos, salientou o autarca, que justificou a divisão da obra em fases tendo em consideração as especialidades, o que vai permitir “poupar dinheiro público”. Por seu turno, o presidente da Junta de Freguesia de São João do Campo, Dinis Pereira, salientou que “palavra dada é palavra honrada” e que o compromisso da Junta de Freguesia e da Câmara vai agora ser uma realidade para “valorizar” a freguesia, permitindo criar novas condições para as associações e “atrair mais praticantes” ao longo de todo o ano.

A CM Coimbra consignou, esta manhã, a primeira fase da obra de construção do polidesportivo de São João do Campo. A empreitada fica a cargo da empresa O2S – Engenharia e Construção, Lda., e representa um investimento inicial de 82.712,54 euros (IVA incluído).

 

Manuel Machado destacou que este investimento municipal vai permitir tornar “mais digno, adequado e melhor equipado” um equipamento desportivo que já tem aproximadamente 30 anos. “Não é uma obra de fachada. É uma obra de utilização coletiva para a prática desportiva, mas também para a prática cultural e recreativa”, salientou o presidente da CM Coimbra, explicando que a intervenção vai ser divida em fases, tendo em consideração as especialidades da obra, permitindo assim “poupar dinheiro público”.

 

O autarca explicou que o ato da consignação significa a entrega ao empreiteiro da responsabilidade de agora executar a obra no prazo previsto, que é de 60 dias, explicando que o lançamento de investimentos públicos pretende também ajudar os empresários a resistir “aos efeitos perversos da pandemia”. “Nós queremos que as empresas consigam aguentar os postos de trabalho, se possível ampliar o número de postos de trabalho. Nós queremos que as empresas, incluindo as de construção civil, tenham atividade económica que justifique a sua existência continuadamente e que sintam também uma mensagem de encorajamento”, sublinhou o autarca.

 

Por seu turno, o presidente da Junta de Freguesia de São João do Campo, Dinis Pereira, salientou que este é o cumprir de um compromisso assumido por esta autarquia local e pela Câmara. “Palavra dada é palavra honrada” e este compromisso vai agora ser uma realidade para “valorizar” a freguesia, permitindo criar novas condições para as associações e “atrair mais praticantes”.

 

“Em nome do executivo e da equipa que comigo trabalha temos de agradecer ao presidente Manuel Machado e ao restante executivo [municipal] que desde o primeiro momento se mostraram disponíveis para apoiar esta obra e foi sem dúvida graças a esse apoio que hoje se conseguiu dar um novo rumo a este espaço de utilização coletiva”, concluiu Dinis Pereira.

 

Na cerimónia estiveram ainda presentes o vereador Carlos Cidade, funcionários municipais, membros das associações e coletividades da freguesia e populares.

 

Esta obra visa, nesta fase, a requalificação do pavimento do campo de jogos, que atualmente se encontra desgastado, não podendo por isso ser utilizado quando está tempo de chuva.  Serão então executados trabalhos de escavação para implantação de sapatas e vigas de fundação, bem como a demolição de seis postes existentes e dos muros interiores de vedação do campo de jogos; trabalhos de melhoramento e readaptação da rede de drenagem de águas pluviais e da rede de esgotos; reparação e pintura do portão e porta de acesso ao campo de jogos; aplicação de painéis de rede, incluindo os postes de fixação; instalação de tubagem para posterior passagem de outras infraestruturas tais como eletricidade e rede de dados.

 

Depois será construída uma cobertura sobre o equipamento existente, de modo a que seja possível a sua utilização durante todo o ano, quer para a prática desportiva, quer para a realização de eventos culturais e recreativos. O objetivo é, assim, viabilizar diferentes tipos de utilização do equipamento, aproximando o espaço da população, nomeadamente dos jovens e dos mais idosos.

 

A estrutura será executada em perfis metálicos, sendo revestida a placas de policarbonato, permitindo, desta forma, a passagem de luz natural e criação de um ambiente interior mais claro. A sua construção irá, também, proteger os utilizadores do pavilhão. O acesso principal a este equipamento continuará a fazer-se pela rua do Bairro Alto, bem como, a sul, irá manter-se a entrada pela escola do 1º Ciclo de Ensino Básico.  

 

O equipamento existente encontra-se inserido num lote de 1630 m2, pertencente ao domínio público municipal. É constituído por um campo de jogos e um edifício de apoio, que integra os balneários, as instalações sanitárias e um bar.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×