29 Junho 2021

Câmara de Coimbra planta 50.000 flores para colorir a cidade

Câmara de Coimbra planta 50.000 flores para colorir a cidade

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra iniciou a plantação de 50 mil flores em vários espaços verdes da cidade. “Flores para Coimbra” é uma iniciativa no âmbito da celebração do Dia da Cidade, que se celebra a 4 de julho em honra da sua padroeira Isabel de Aragão, Rainha Santa, e que pretende também evocar a música com o mesmo nome com poesia de Manuel Alegre e interpretação de António Bernardino, que integra um dos álbuns mais importantes da história da Canção de Coimbra. O objetivo é dar cor e alegria aos espaços verdes através de um aumento significativo de flores típicas das diferentes épocas do ano.

As flores são sinónimo de cor e alegria. Em tempos adversos como o atual contexto que o mundo vive há mais de um ano e com a chegada do Dia da Cidade, a CM Coimbra decidiu colorir a cidade presenteando os munícipes e visitantes com a plantação de 50.000 flores em diversos espaços públicos.

 

Nos jardins, rotundas e canteiros da cidade começam agora a despontar as flores de época, como a sálvia vermelha (Salvia Splendens), o cravo-de-defunto amarelo e laranja (Tagete Erecta), o cóleus vermelho/rosado (Coleus Blumei), as tagetes amarelas (Tagete Patula), as begónias brancas, vermelhas e rosas (Begonia Semperflorens), as celosias amarelas, vermelhas, rosas e laranjas (Celosia Plumosa), e as gazânias laranjas, amarelas e vermelhas (Gazania Rigens).

 

A escolha das espécies que vão adornar a cidade dependem da época do ano, bem como do local em que serão plantadas. Estes trabalhos rigorosos de plantação vão ser realizados pelos dedicados jardineiros municipais e por uma empresa externa contratada para o efeito.

 

As flores vão estar um pouco por toda a cidade, podendo ser vistas, por exemplo, junto ao Portugal dos Pequenitos; na entrada dos Hospitais da Universidade de Coimbra, na Praceta Mota Pinto; em diversas entradas da cidade, designadamente nas Lages e Portela; mas também na Circular Externa e junto à Fucoli, entre outros locais, espaços verdes e canteiros.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×