8 Junho 2021

CHUC é parceiro da Ecovia para melhorar condições de mobilidade a trabalhadores e utentes

CHUC é parceiro da Ecovia para melhorar condições de mobilidade a trabalhadores e utentes

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) é o mais recente parceiro institucional do serviço Ecovia, que entrou em funcionamento no dia 1 de junho. Este é um sistema “park & ride”, relançado pela Câmara de Coimbra através dos SMTUC, servido por autocarros 100% elétricos que percorrem linhas especiais de transporte público entre os parques de estacionamento periféricos e os principais destinos dentro da cidade de Coimbra, entre os quais os hospitais. O objetivo é proporcionar melhores condições de mobilidade aos trabalhadores e utentes e descongestionar aquela zona da cidade.

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, e o presidente do conselho de administração do CHUC, Carlos Santos, acompanhados pelos vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade e Regina Bento, apresentaram ontem a nova parceria entre as instituições para dinamização do serviço Ecovia.

 

Assista à intervenção de Manuel Machado:

 

 

Assista à intervenção de Carlos Santos:

 

Os veículos que servem a Ecovia representam um investimento de 2,8 milhões de euros, que tem comparticipação de fundos comunitários, ao abrigo de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR). Para além da redução dos gases carbónicos para a atmosfera com a entrada em funcionamento da Ecovia, o objetivo da CM Coimbra é também continuar a renovar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir, ainda mais, o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa.

 

A primeira fase da Ecovia entrou em funcionamento a 1 de junho. Inicialmente estão disponíveis os parques de estacionamento do Parque Verde do Mondego, do Vale das Flores e os dois parques da Casa do Sal (parque Jardim e parque Oeste). Para servir estes parques vão avançar já três circuitos: a Linha Vermelha (Casa do Sal – HUC); Linha Verde (Parque Verde – Universidade); e Linha Roxa (Vale das Flores – HUC).

 

O objetivo destes circuitos, estudados pelos SMTUC e em coordenação com a Autoridade Municipal de Transportes, é captar os principais fluxos de entrada na cidade e apresentar uma boa ligação dos parques aos polos geradores de tráfego.

 

A Linha Verde tem paragens no Parque Verde do Mondego, Polo I da Universidade (Arco da Traição), pela mata do Jardim Botânico, chegando à Rua Larga. Esta linha apresenta-se como uma boa solução de acesso ao Polo I da UC e foi fundamental para que a instituição decidisse ser o primeiro parceiro institucional a aderir ao projeto da Ecovia. O objetivo é apresentar melhores condições de mobilidade aos docentes, funcionários e alunos da instituição, com uma clara preocupação ambiental e de preservação do Património Mundial da Humanidade classificado pela UNESCO.

 

Já a Linha Vermelha tem paragens na Casa do Sal, Pediátrico, HUC (Av. Bissaya Barreto), IPO/Escola de Enfermagem e HUC (Praça Mota Pinto); e a Linha Roxa tem paragens no Vale das Flores, HUC (Av. Bissaya Barreto), IPO/Escola de Enfermagem, HUC (Praça Mota Pinto) e Pediátrico. Ambas pretendem ser uma alternativa concreta de acesso à zona dos hospitais, onde a pressão automóvel e de estacionamento é muito elevada.

 

Posteriormente, em data a anunciar, vai entrar em funcionamento a Linha Amarela (Heróis do Ultramar – Casa do Sal/ via Universidade). Esta linha vai ter paragens na Praça dos Heróis do Ultramar (Escola Avelar Brotero), Polo I da Universidade (Largo D. Dinis), Praça da República, Praça 8 de Maio (Jardim da Manga), Rua João Machado, Casa do Sal (Oeste), Rua Manuel Rodrigues, Praça 8 de Maio (Jardim da Manga), Praça da República e Polo I da Universidade (Largo D. Dinis). Esta Linha Amarela tem uma dupla função, garantindo a ligação entre os parques de estacionamento da Praça dos Heróis do Ultramar e da Casa do Sal, servindo a Alta e a Baixa de Coimbra e garantindo oferta para o tráfego que entra na cidade, quer via norte e oeste, quer via sul e este.

 

Em preparação estão ainda outros parques de estacionamento periféricos, junto ao Choupal e entre as avenidas da Guarda Inglesa e Conímbriga, que necessitam de uma intervenção mais profunda, e que vão ser lançados numa segunda fase da Ecovia.

 

O horário de funcionamento das linhas de serviço dedicado ao transporte público de passageiros será das 07h00 às 20h15 nos dias úteis, com uma frequência que deverá variar entre os 7 minutos nas horas de ponta e os 15 minutos nos restantes períodos.

 

O tarifário a adotar foi estabelecido com a intenção de promover o serviço a um preço competitivo e promover a deslocação pelo sistema Ecovia em detrimento de transporte individual. O serviço pode ser adquirido através de títulos individuais, com validade diária (cada duas deslocações e estacionamento têm um preço de 2,60€) ou de um passe intitulado de Rede Geral +, que tem um custo mensal de 35€ e inclui o estacionamento e as viagens, dando acesso a toda a rede dos SMTUC. Existem ainda propostas para entidades que tenham mais de 20 colaboradores, com o objetivo específico de venda em quantidade e mediante a realização de protocolos com os SMTUC, como será então o caso da Universidade de Coimbra.

 

Os parques de estacionamento do sistema Ecovia da Casa do Sal e do Vale das Flores deverão funcionar entre as 07h00 e as 19h30, no que respeita ao controlo de acesso de viaturas e à venda de títulos de transporte na entrada destes locais. O estacionamento do Parque Verde do Mondego funcionará com o horário atualmente em vigor, das 07h00 às 20h00. Todos os parques, à exceção do da Praça dos Heróis do Ultramar, que ainda não entrará em funcionamento agora, permanecerão abertos, em regime livre, fora do horário definido para o seu funcionamento.

 

Recorde-se que a CM Coimbra está a trabalhar neste relançamento há vários anos, a começar pela contínua renovação da frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental. Para isso, em outubro de 2018, foi submetida uma candidatura ao PO SEUR, para a aquisição de cinco autocarros e nove miniautocarros elétricos, respetivos sistemas de carregamento e serviços de assistência técnica e monitorização dos resultados. Em fevereiro de 2020 foi adjudicada a aquisição destes nove miniautocarros 100% elétricos que hoje foram apresentados e que vão permitir a colocação em funcionamento da Ecovia. Já a aquisição dos cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’ representa um investimento de 2,4M€ e a proposta também já foi adjudicada, estando os veículos neste momento em produção.

 

A mobilidade elétrica tem sido mesmo uma das grandes apostas deste executivo municipal. A 20 de junho de 2019 entraram em funcionamento os 10 novos autocarros 100% elétricos que reforçaram a frota dos SMTUC, depois de um investimento superior a 4M€, financiado em cerca de 53% pelos cofres da CM Coimbra e o restante pelo PO SEUR. Depois do primeiro ano de operação, estas viaturas elétricas evitaram a libertação de cerca de 510 toneladas de CO2 para a atmosfera, com de cerca de 440 mil quilómetros de estrada e geraram uma economia de cerca de 140 toneladas equivalentes de petróleo. Mas os dados são ainda mais relevantes do ponto de vista ambiental se tivermos em conta, também, os troleicarros e o elevador do Mercado, que são outros exemplos da aposta da autarquia na mobilidade elétrica. Somando, foram percorridos cerca de 480 mil quilómetros em veículos elétricos no último ano, que na globalidade evitaram a emissão de quase 600 toneladas de gases carbónicos para a atmosfera, criando uma poupança energética de cerca de 160 toneladas equivalentes de petróleo.

 

Para além da aquisição de veículos, a CM Coimbra está a reforçar o serviço público de transportes urbanos noutras vertentes, designadamente através da expansão da rede e da contratação de motoristas.

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