3 Junho 2021

Coimbra assinala Dia Mundial do Ambiente com iniciativas na praia do Rebolim

Coimbra assinala Dia Mundial do Ambiente com iniciativas na praia do Rebolim

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai comemorar o Dia Mundial do Ambiente no fim de semana de 5 e 6 de junho, com três atividades de sensibilização e consciencialização ambiental, que vão decorrer das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, na praia fluvial do Rebolim, que recentemente foi galardoada com a sua primeira Bandeira Azul. “A Ponta do Iceberg”, “Ecospot” e “Zoourbanidade” são os nomes das iniciativas que serão desenvolvidas pela SUMA, no âmbito de um contrato celebrado com a autarquia. Recorde-se que a praia fluvial do Rebolim tem sido alvo de intervenções de beneficiação e valorização por parte da CM Coimbra e também por isso tem atraído, cada vez mais, visitantes ao local.

É já no próximo dia 5 de junho que se celebra o Dia Mundial do Ambiente. Uma efeméride que a CM Coimbra tem assinalado todos os anos, nomeadamente com iniciativas junto das crianças e jovens das escolas públicas do concelho. Todavia, devido às regras e normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde para o controlo da pandemia COVID-19, a autarquia decidiu, este ano, apostar noutras iniciativas para assinalar a data e também noutro local para a sua realização, a praia fluvial do Rebolim. Um espaço que tem vindo a ser intervencionado pela CM Coimbra, que este ano recebeu o galardão de Bandeira Azul e que tem sido escolhido pela população do concelho para passar os fins de semana e, sobretudo, os dias de sol e de maior calor.

 

Estão previstas três iniciativas para assinalar a efeméride. A “Ponta do Iceberg” aborda a questão da poluição marítima (cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra) e da saúde pública, nomeadamente através da contaminação da cadeia alimentar humana. Serão abordadas temáticas como a manutenção da limpeza urbana e o correto encaminhamento de pequenos resíduos, como pontas de cigarro ou tampas de garrafas. A atividade será realizada no areal, junto da população, por um técnico de sensibilização e dois animadores mascotes (Beata e Garrafa de Plástico). Serão distribuídos sacos de algodão para a população adulta e braçadeiras para as crianças com informações sobre a problemática da poluição marítima e dos solos. Paralelamente, será instalada a estrutura “Beatas v/s Caricas”, que incluirá um registo de votação como fator de incentivo à correta deposição de beatas e caricas nestes locais, dando assim enfoque à prevenção destas tipologias de resíduos altamente contaminante das águas e perigosa para crianças e animais.

 

O “Ecospot” é um pequeno auditório, que será instalado no areal, e o raio de ação desta campanha estende-se pela sua zona envolvente, através de placas colocadas no seu perímetro, destinadas a orientar os alvos para a participação no programa de atividades, e almofadões e lonas dispostas no areal. Com mensagens e dados quantitativos que alertam para a importância do acondicionamento e deposição de resíduos, a fim de prevenir perigos de contaminação e poluições ambientais, a campanha foca-se na sensibilização para a tomada de consciência da relação causa-efeito entre o comportamento adotado na gestão individual dos resíduos e a qualidade da água balnear e de vida de diversas espécies fluviais.

 

Por último, a  “Zoourbanidade” é a mais recente unidade móvel de sensibilização ambiental da SUMA, com inspiração no reino animal, e explora, através de metáforas inspiradas nos comportamentos da “bicharada”, conteúdos de educação ambiental que visam alertar para a exigência de urbanidade na utilização do espaço e equipamentos públicos, enquanto princípio de salvaguarda de direitos e deveres individuais. A “Zoourbanidade” é constituída por três zonas distintas de exploração: um auditório; uma zona de exploração multimédia; e uma zona de exploração sensorial. Há ainda uma bancada da cidadania, onde as crianças poderão recomendar “propostas de ação ao Ministro do Ambiente”. A ação será desenvolvida em regime livre, salvaguardando todas as condições de segurança sanitária impostas pela pandemia COVID-19 (número limitado de participantes no interior, desinfeção de espaços e disponibilização de álcool gel nas entradas).

 

As iniciativas vão decorrer das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, dos dias 5 e 6 de junho, isto é, sábado e domingo.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×