2 Junho 2021

Novos parques infantis e geriátricos melhoram qualidade de vida nas freguesias

Novos parques infantis e geriátricos melhoram qualidade de vida nas freguesias

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, inaugurou ontem, no Dia Mundial da Criança, quatro novos parques infantis, nas freguesias de Santo António dos Olivais, Souselas, Torre de Vilela e São João do Campo, que representam um investimento global superior a 265 mil euros. Durante o périplo pelos novos espaços, o autarca realçou a importância de criar locais de recreio e lazer ao ar livre, devidamente equipados, com segurança, destinados à população infantil, e também idosa, não só na zona central da cidade, mas nas diferentes freguesias do concelho. E valorizou, ainda, a cooperação entre a Câmara e as Juntas de Freguesia na promoção da qualidade de vida dessas comunidades.

O objetivo foi celebrar o Dia Mundial da Criança com a inauguração de espaços onde as crianças mais gostam de estar e brincar. O percurso começou no parque infantil da Quinta da Portela (Santo António dos Olivais), seguindo-se o parque infantil da Marmeleira, no centro social (Souselas), o parque infantil e geriátrico de Torre de Vilela e o parque infantil e geriátrico do Carvalheiro (São João do Campo). Quatro novos espaços de recreio e lazer, destinados à população infantil, e alguns também à população sénior, que são um atrativo adicional para os moradores destas freguesias. O presidente da Câmara fez o périplo pelos parques, acompanhado pelos vereadores Carlos Cidade, Regina Bento e Carina Gomes, pelos presidentes das Juntas de Freguesias e por trabalhadores municipais.

 

“A vontade que temos é fazer e fazer bem, de modo que seja aprazível para os nossos concidadãos”, afirmou Manuel Machado no discurso que proferiu na inauguração do parque infantil da Quinta da Portela, realçando “a alegria que dá vê-lo a ser usufruído”.  Uma alegria partilhada pelo presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Andrade. “Hoje agradeço sinceramente à Câmara Municipal a alegria que me deu. E o que quero em troca é amanhã passar por aqui, olhar para eles [crianças] e ver um sorriso. Isso deixa-me satisfeito”, afirmou Francisco Andrade, acrescentando: “Há pessoas que vão achar que é pequeno, é isto, é aquilo. A estas crianças vai parecer grande e é isso que me interessa”.

 

O presidente da Câmara retribuiu o agradecimento e elogiou a determinação e empenho dos presidentes das respetivas Juntas de Freguesias, defendendo que “a cooperação entre as várias entidades”, nomeadamente entre a Câmara e as Juntas de Freguesias, tem sido determinante para a valorização do espaço público da cidade de Coimbra. “É assim que se constrói uma comunidade melhor”, reforçou Manuel Machado, durante o seu discurso na Marmeleira, elogiando também o papel do Centro Social.

 

“Parabéns pelo trabalho que têm feito no sentido de melhorar a qualidade de vida das nossas comunidades”, afirmou Manuel Machado na inauguração do parque infantil e geriátrico de Torre de Vilela, salientando que este é um espaço “para as crianças usufruírem e os pais também. É nossa preocupação fazer este tipo de intervenções, articuladamente com as Junta de Freguesia”. “Começámos do outro lado do rio, já passámos pela Marmeleira e a seguir iremos a São João do Campo, porque queremos evidenciar que Coimbra é mesmo a cidade das 31 freguesias. A cidade é um todo, o centro e a periferia são a mesma cidade e devem ser estimados e deve haver igualdade de oportunidades”, considerou, ainda, o autarca.

 

São João do Campo foi a última paragem. “A instalação deste equipamento permite que toda a população, desde os mais novos aos mais velhos, possa usufruir deste espaço, sendo assim fomentado o convívio intergeracional”, afirmou o presidente da Junta, Dinis Pereira, agradecendo a colaboração da CM Coimbra. O presidente da Câmara voltou a salientar a importância de existirem espaços de recreio e lazer destinados a “jovens de todas as idades” nas várias freguesias do concelho, onde “os avós vêm para tomar conta dos netos e os netos para tomar conta dos avós”, e lembrou ainda que a missão da Câmara passa precisamente por “tornar a qualidade de vida o mais equitativamente possível e partilhada por todos”.

 

As construções dos quatro novos parques infantis foram financiadas pela CM Coimbra. A inauguração dos parques infantis fez parte de um conjunto de iniciativas que a CM Coimbra preparou para assinalar o Dia Mundial da Criança.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×