20 Julho 2021

CM Coimbra inicia limpeza da Mata da Geria para promover utilização deste espaço verde

CM Coimbra inicia limpeza da Mata da Geria para promover utilização deste espaço verde

A Câmara Municipal (CM) Coimbra iniciou uma limpeza da Mata da Geria. Uma intervenção urgente ao nível dos estratos herbáceos, arbustivo e arbóreo, realizada por uma empresa especializada, para que o espaço fique devidamente limpo, sem espécies invasoras e em plenas condições de acesso e segurança para os utilizadores. Recorde-se que, em abril, a CM Coimbra e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) formalizaram um protocolo para a cedência, à autarquia, da Mata da Geria, o que possibilita que a autarquia avance com a recuperação da mata e da margem do rio, crie um centro educativo ambiental e construa um percurso pedonal e ciclável pela mata até ao limite do concelho.

A autarquia vai avançar com a primeira intervenção na Mata da Geria, que passa pela limpeza inicial do estrato herbáceo, arbustivo e arbóreo, com vista à preservação e manutenção do habitat da mata ribeirinha. Uma intervenção considerada urgente, tendo em consideração que a manutenção da área total dos 29 hectares não tem vindo a ser efetuada com a frequência necessária, tendo o coberto arbustivo invadido grande parte da mata, que se encontra repleta de espécies infestantes e invasoras em exponencial crescimento e povoamento. Além disso, o estrato arbóreo de grande porte também se encontra em mau estado vegetativo e fitossanitário, com a elevada probabilidade de rutura de ramos e penadas secas, existindo ainda espécies mortas que também têm de ser eliminadas. Um cenário que precisa de ser alterado com urgência, já que constitui um risco para o segurança dos utilizadores.  

 

Este trabalho inicial é o mais específico e delicado, pois está em causa a preservação de todo um habitat com características especificas no domínio ribeirinho, no que diz respeito à fauna e flora, e ao conhecimento de todas as espécies que importa manter, sendo essencial uma dedicação, conhecimento e experiência em intervenções desta ordem, pelo que o trabalho será realizado por uma empresa especializada. A intervenção integra, no seu global, uma estratégia de melhoramento do espaço e a sua preservação sustentada, tendo em conta fatores paisagísticos, conservação da natureza, segurança, lazer, recreio e atividades desportivas, assentando em dois momentos distintos: nesta primeira intervenção e na manutenção anual da Mata da Geria. O prazo de execução desta operação é de três semanas.

 

Recorde-se que a CM Coimbra e a APA assinaram, no passado mês de abril, um protocolo para a cedência, à autarquia, dos terrenos da Feira dos 7 e 23, do Centro Hípico, da Mata da Geria e de troços de estradas marginais. A formalização deste acordo permite que a CM Coimbra avance agora com a realização de intervenções de melhoramento, designadamente a requalificação do recinto da Feira dos 7 e 23, a construção de um percurso pedonal e ciclável na margem direita do Mondego que atravessa a Mata da Geria até ao limite do concelho, bem como a recuperação da própria mata e de estradas na margem do rio e a criação de um centro educativo ambiental.

 

A autarquia vai, assim, avançar com a criação de uma nova ciclovia, de 18km, que terá início junto à atual estação ferroviária de Coimbra B e ao futuro interface de Coimbra-Norte e segue, em canal próprio, ao longo da via paralela ao leito periférico direito (vala Real ou vala do Norte), pela Mata da Geria, num percurso pela natureza. O trajeto prossegue pelo caminho agrícola existente até S. Martinho de Árvore, já no limite do concelho de Coimbra, tirando partido de toda a beleza e envolvente natural. A este traçado de 14km acrescem as ligações previstas à Adémia, Cidreira, Geria, S. João do Campo, S. Silvestre e Quimbres, que somam mais 4km, perfazendo um percurso total de 18km de via ciclável.

 

Esta nova ciclovia, que irá atravessar a Mata da Geria, pretende ligar as diversas localidades pela margem direita do Mondego, ao longo da EN111, à rede já existente de 20km. E vai ainda somar aos mais de 11km que estão previstos serem executados do Açude-Ponte até ao concelho de Montemor-o-Velho, pela margem esquerda junto à estrada do Campo, onde se irá ligar ao restante percurso ciclável até à costa atlântica na Figueira da Foz; à ligação de 1,3km de ciclovia entre o Açude-Ponte e Bencanta; e, posteriormente, à ciclovia que será criada na estrada de Eiras.

 

Contabilizando estes percursos, Coimbra vai passar a ter, em breve, 50km de ciclovias totalmente interligadas entre si, sendo possível aceder desde a zona periurbana à zona urbana e aos principais locais de destino das viagens, onde se incluem hospitais, faculdades, escolas, centros de comércio e serviços, e equipamentos desportivos.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×