19 Setembro 2021

Câmara assinala abertura do ano escolar com visita à escola básica do Tovim

Câmara assinala abertura do ano escolar com visita à escola básica do Tovim

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, esteve, na passada sexta-feira, na escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Tovim, para assinalar o arranque do ano letivo 2021/2022. “Escolhemos a escola do Tovim para, no fundo, marcarmos solenemente, mas com simplicidade, a abertura do ano escolar”, referiu o autarca, recordando, nesse dia, que “mais de 15 mil alunos, espalhados por mais de uma centena de escolas do concelho, iniciam as suas atividades”. O presidente da Câmara ouviu os alunos da escola do 1º CEB do Tovim cantarem o hino da escola e entregou, pessoalmente, os cadernos de atividades – que são oferecidos pela Câmara Municipal a todos os alunos do 1º ciclo das escolas públicas concelhias – aos finalistas, os alunos do 4º ano de escolaridade.

Tenho ouvido, desde há muito tempo, dizer muito bem da vossa escola. Por isso, escolhemos a escola do Tovim para, no fundo, marcarmos solenemente, mas com simplicidade, a abertura do ano escolar”, referiu o presidente da Câmara, recordando que “no nosso concelho, Coimbra, mais de 15 mil alunos, de mais de uma centena de escolas, estão hoje [sexta-feira] a começar as aulas”. “A escola é o sítio da sementeira, com todos vocês, com os professores, com os auxiliares de Educação, os Encarregados de Educação”, referiu ainda Manuel Machado, desejando a todos um bom ano letivo, com saúde.

 

O presidente da Câmara ouviu os alunos da escola do 1º CEB do Tovim cantarem o hino da escola e entregou, pessoalmente, os cadernos de atividades – que são oferecidos pela Câmara Municipal a todos os alunos do 1º ciclo das escolas públicas concelhias – aos finalistas, os alunos do 4º ano de escolaridade. O autarca lembrou, ainda, que para a semana os alunos vão receber mais um livro da autarquia, um exemplar da Constituição da República. “É um livro muito importante, é para irem lendo, devagarinho”, afirmou.

 

Manuel Machado recordou, também, em declarações aos jornalistas, o investimento na Câmara Municipal na área da Educação, nomeadamente no funcionamento do ano escolar, reforçado agora pela transferência de competências. O autarca lembrou que esse apoio inclui, entre outras valências, refeições escolares (lanche da manhã e da tarde e almoço, fruta e leite escolar) para todos os alunos do concelho, equipamento educativo, atividades complementares e transporte escolar. O objetivo é proporcionar “igualdade de oportunidades e ninguém pode ficar para trás”, reforçou. “Ainda por cima num tempo em que estamos a recuperar da pandemia, queremos encorajar todos e reforçar a esperança para podermos retomar tão cedo quanto possível a vida normal que todos ambicionamos legitimamente, porque é justo conseguirmos vencer estas contrariedades e criarmos uma sociedade mais perfeita e uma escola melhor”, concluiu.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×