14 Setembro 2021

Cinco novas passagens para peões em Coimbra garantem mais segurança no atravessamento da Linha do Norte

Cinco novas passagens para peões em Coimbra garantem mais segurança no atravessamento da Linha do Norte

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de segunda-feira, no passado dia 6 de setembro, um estudo prévio elaborado pela Infraestruturas de Portugal (IP), que propõe soluções alternativas ao encerramento de cinco passagens de nível da Linha do Norte, localizadas no troço Alfarelos – Pampilhosa, mais precisamente em Taveiro, Ribeira de Frades, Pedrulha, Ponte de Vilela e Ribeira de Vilela. As soluções passam pela construção de rampas, passagens inferiores e passagens superiores. O objetivo é oferecer aos utilizadores maior segurança e conforto no atravessamento da linha férrea.

São mais cinco passagens de nível que vão ser encerradas, na sequência da decisão da IP de encerrar todas as passagens de nível existentes na Linha do Norte, mais concretamente em Taveiro (km 210,308), Ribeira de Frades (km 211,480), Pedrulha (km 219,223), Ponte de Vilela (km 223,110) e Ribeira de Vilela (km 223,990). A IP apresenta agora propostas para cada uma das situações.

 

Relativamente à de Taveiro, a proposta passa por uma rampa e há duas soluções possíveis para este caso. Os serviços municipais consideram a segunda solução mais vantajosa, uma vez que proporciona uma utilização mais agradável, sendo ainda a que tem um prazo de execução mais reduzido e um custo inferior. A solução passa por uma rampa com início próximo do aglomerado habitacional e num ponto de maior cota, o que leva a que o desnível a vencer até à passagem superior rodoviária seja menor face à primeira solução. A rampa terá uma extensão de 94 metros para vencer um desnível de cerca de seis metros, será em betão armado e está prevista a iluminação com lâmpadas LED. O prazo estimado para os trabalhos é de 180 dias e o investimento de cerca de 302 mil euros.

 

No que diz respeito a Ribeira de Frades, a proposta passa pela construção de uma passagem inferior para peões, em betão armado, com um túnel de cerca de 12,2 m de comprimento. O acesso é feito por escadas e rampas e está prevista a iluminação com lâmpadas LED. Para a drenagem das águas pluviais, está prevista a construção de uma estação elevatória, para que seja possível o seu encaminhamento para a rede pública. O prazo estimado para os trabalhos é de 210 dias e a estimativa orçamental de 450 mil euros.

 

A solução alternativa apresentada para a Pedrulha passa pela construção de uma passagem superior à via-férrea, que permitirá a ligação entre a Rua da Casadinha e a via junto ao leito periférico direito. O comprimento total da obra é de cerca de 260m, sendo que 180m correspondem à obra de arte, realizada em betão armado. O perfil transversal prevê uma faixa de rodagem com uma largura total de 6m e passeio do lado esquerdo, com 1,5m de largura. A iluminação da passagem superior será assegurada com lâmpadas LED. O prazo de execução estimado é de 345 dias e o investimento da obra é de 1,4 milhões de euros.

 

A construção de uma passagem superior, com estrutura em betão armado, para vencer um desnível de cerca de 8,5m, é a solução apresentada para Ponte de Vilela. O acesso à passagem superior será feito através de dois módulos de escadas e rampas e a iluminação será assegurada através de luminárias LED. O prazo de execução da obra estima-se em 120 dias e o investimetno será de cerca de 190 mil euros. Os serviços municipais consideram que a proposta necessita de ser reformulada, contemplando o acesso por rampas logo na fase inicial (estava apenas previsto para uma fase mais tardia) e uma ligação mais franca à Rua do Tapado.

 

Por último, a solução apresentada para Ribeira de Vilela consiste numa passagem superior com estrutura em betão armado, para vencer um desnível de cerca de 8m, estando previsto que o acesso seja feito através de dois módulos de escadas e elevadores. A proposta prevê a instalação de iluminação com recurso à tecnologia LED. A implantação desta obra obriga a efetuar um pequeno restabelecimento do caminho existentes do lado esquerdo da via-férrea. O prazo de execução da obra está estimado em 180 dias e o orçamento previsto é de 395 mil euros.

 

Recorde-se que, em agosto do ano passado, a CM Coimbra já aprovou, os projetos de execução elaborados pela IP para a construção de outros cinco novos atravessamentos para peões na Linha do Norte no concelho de Coimbra. As passagens desniveladas estão previstas serem construídas no apeadeiro da Espadaneira (passagem inferior), Loreto Sul, Ameal, Casais e na Estação de Taveiro (passagens superiores). O objetivo passa, igualmente, por oferecer aos utilizadores maior segurança e conforto no atravessamento da linha férrea.

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