30 Setembro 2021

Coimbra comemora Dia Mundial da Música com concerto no dia 2 de outubro

Coimbra comemora Dia Mundial da Música com concerto no dia 2 de outubro

A Câmara Municipal de Coimbra escolheu a apresentação do álbum de estreia a solo da soprano Lara Martins, “Canção”, para comemorar o Dia Mundial da Música – que se assinala a 1 de outubro – com um concerto que terá lugar no Pavilhão Centro de Portugal, pelas 21h00 de sábado, dia 2. Os bilhetes para o concerto estão disponíveis no website da Orquestra Clássica do Centro e na bilheteira eventbrite.

Fado e tango são dois géneros musicais distintos que marcam a jornada musical pessoal de Lara Martins e que estão presentes neste seu álbum de estreia a solo, “Canções”. O programa do concerto integra obras de compositores de géneros bem diversificados: Astor Piazzolla (Balada para un loco; Oblivion; Los pájaros perdidos; Millonga de la Anunciación), Daniel Bernardes (Duas miniaturas para Sophia – Data e Barco), Camargo Guarnieri (Treze Canções de Amor) e Alain Oulman (Trova do vento que passa; Com que voz; Abandono).

 

Lara Martins é uma artista que alia a excelência do seu instrumento vocal a uma grande sensibilidade e talento no domínio musical e dramático. Esse perfil traduz-se na capacidade de brilhar com igual mestria no domínio da ópera ou do teatro musical, onde foi uma das principais estrelas da produção de The Phanthom of the Opera, no mítico West End de Londres, como “Carlotta Giudicelli”. Aliás, o seu repertório é bem abrangente e representativo da sua enorme versatilidade: de Mozart a Sondheim, Donizetti, Richard Strauss, Manuel e Falla, Kurt Weill. Gesrhwin, Bernstein ou A. Lloyd Webber.

 

Com formação em Londres, na famosa Guildhall School of Music and Drama, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, a soprano de renome internacional conta já, no seu percurso artístico, com várias distinções, destacando-se o facto de ter vencido o Prémio Donizetti, no Concurso Internacional de Canto Jaumme Aragall (Espanha), o 1º Prémio no Concurso de Interpretação de Música do Estoril/Prémio El Corte Inglés e de ter sido galardoada com o Prémio Anne Wyburd da Guildhall School of Music and Drama.

 

Lara Martins tem-se apresentado em várias produções de ópera, recitais e concertos por toda a Europa, sob a direção de grandes maestros, em salas e festivais de referência: os Teatros de Modena, Ferrara e Piacenza e o Teatro Comunale di Bolzano, em Itália; a Opéra National de Bordeaux, os Teatros de Ópera de Marselha, Toulon e Avignon, em França; o Kremlin e a Glazunov Gallery, em Moscovo; o Festival Internacional de Música Tibor Varga, na Suíça; Royal Opera House Convent Garden, em Londres; os Teatros da Trindade, Rivoli, o Centro Cultural de Belém, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Teatro Nacional de São Carlos, em Portugal. O seu talento tem sido difundido regularmente pelos media, com destaque para transmissões de concertos em direto pela RAI (Itália), Antena 2 e RTP.

 

Os bilhetes de acesso ao concerto de apresentação do álbum “Canção” estão disponíveis no website da Orquestra Clássica do Centro https://www.orquestraclassicadocentro.org e na bilheteira eventbrite https://www.eventbrite.pt.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×