1 Setembro 2021

Meia centena de auxiliares de ação educativa iniciam hoje funções nas escolas de Coimbra

Meia centena de auxiliares de ação educativa iniciam hoje funções nas escolas de Coimbra

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra deu ontem as boas-vindas a meia centena de novos assistentes operacionais para as funções de apoio educativo. Numa sessão que decorreu na antiga igreja do Convento São Francisco, foram formalizados os contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado destes assistentes operacionais que vão ser distribuídos pelos agrupamentos de escolas, prestando serviços em estabelecimentos do pré-escolar ao 12º ano do concelho de Coimbra. Desde que a autarquia assumiu as competências na área da Educação, no âmbito da descentralização da administração central do Estado, a 01 de janeiro de 2021, que já reforçou significativamente as escolas num total de 74 auxiliares.

Meia centena de assistentes operacionais para as funções de apoio educativo iniciam hoje funções em diversas escolas do concelho de Coimbra. Este reforço de pessoal é uma prioridade assumida pela autarquia e surge no âmbito da descentralização de competências da administração central do Estado na área da Educação, que a CM Coimbra assumiu a 01 de janeiro de 2021.

 

Este é um reforço necessário para cumprir com os rácios e os normativos legais atualmente em vigor, dando resposta às necessidades manifestadas pelos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do Município de Coimbra. Estes novos funcionários municipais vão ser distribuídos pelos agrupamentos de escolas, prestando serviços em estabelecimentos do pré-escolar ao 12º ano.

 

Estes 49 assistentes operacionais integravam uma reserva de recrutamento constituída na sequência de um procedimento concursal, no qual já tinham sido recrutadas 17 pessoas em abril e oito em junho. Assim, no total, desde que a autarquia assumiu as competências descentralizadas da administração central do Estado na área da Educação que já criou 74 novos postos de trabalho reforçando significativamente o número de auxiliares nas escolas.

 

Recorde-se que a educação é uma forte aposta da Câmara de Coimbra. Exemplo disso, é o facto de no início do mês de julho ter sido aprovado o Programa Municipal de Ação Social Escolar (ASE) para o ano letivo de 2021/2022, que deverá abranger cerca de 15 mil crianças e jovens. Um programa que pretende garantir a igualdade de oportunidades no acesso à educação, suavizar os orçamentos das famílias e valorizar a escola pública, sendo ainda um estímulo à natalidade e fixação de famílias no concelho.

 

A aplicação deste programa municipal representa um investimento global superior a 10,5M€ em ação social escolar no próximo ano letivo, um aumento superior a 1M€ relativamente ao ano transato.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×