Para tal, introduziu-se o tema do estudo do discurso político com uma abordagem cronológica ao nascimento das instituições e órgãos parlamentares, onde se incluiu, para além de Portugal, Leão e Castela e Inglaterra.
São depois evidenciados os momentos deliberativos das Cortes na Dinastia de Avis – o seu nascimento e a sua extinção. De seguida, introduziu-se o objeto de estudo com uma breve abordagem à atividade parlamentar no tempo de Afonso V, dividido por antecedentes, período de regência de D. Leonor de Aragão e de D. Pedro, Duque de Coimbra, e finalmente o seu reinado de facto.
Este trabalho conclui-se com um capítulo inteiramente dedicado ao tratamento da informação e da retórica nos capítulos, respostas e preâmbulo das Cortes de 1472-73. Complementa-se com a acoplação em anexo da documentação transcrita, do desdobramento desses textos através de tabelas analíticas e uma base de dados em suporte digital.
Para além, do autor e do presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, participaram na sessão a autora do prefácio da obra, Maria Helena da Cruz Coelho, o orientador cientifico do trabalho, Saul Gomes, e esteve presente a vereadora da Cultura da CM Coimbra, Carina Gomes.