30 Novembro 2021

Coimbra apresenta cinco semanas de programação natalícia

Coimbra apresenta cinco semanas de programação natalícia

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra apresentou hoje, numa conferência de imprensa que decorreu no Largo do Poço, a programação de Natal para cinco semanas. Até 6 de janeiro, são vários os espetáculos, concertos, visitas guiadas e outras iniciativas dirigidas a vários públicos. Articulada com a Associação de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), um dos objetivos passa precisamente por criar maior atratividade e dinamismo nesta zona comercial da cidade durante a época natalícia. Já a iluminação festiva será oficialmente inaugurada ao final da tarde de sexta-feira, dia 03 de dezembro, com um Quarteto de Saxofones da Orquestra de Sopros de Coimbra a animar a Praça 8 de Maio.

A programação de Natal que a Câmara Municipal oferece a Coimbra, pelo nono ano consecutivo, foi apresentada esta manhã numa conferência de imprensa no Largo do Poço, na Baixa da cidade, na qual esteve presente o presidente da autarquia, José Manuel Silva, a presidente da APBC, Assunção Ataíde, e a representante da Administração da Sanfil, Joana Santos da Mota, que apoia esta programação.

 

Vários concertos, um ciclo de cantares tradicionais de temática natalícia, iniciativas de caráter literário, lúdico e pedagógico dirigidas a todos os públicos, visitas guiadas, exposições de presépios e muitas outras iniciativas prometem animar a cidade e, particularmente, a Baixa de Coimbra nas próximas cinco semanas. A programação foi articulada com a APBC, com o objetivo de criar maior atratividade e dinamismo nesta zona comercial da cidade durante a época natalícia, para além do programa que esta associação já desenvolve anualmente e que é apoiado pela autarquia.

 

As atividades iniciam-se já no dia 03 de dezembro, sexta-feira, com o início de alguns dos destaques na Baixa de Coimbra: o comboio de Natal, que fará um percurso pela Baixa; um carrossel parisiense, no Largo da Portagem; e uma tenda com insufláveis, trampolim e o sítio do Pai Natal, com ateliê de pinturas, na Praça do Comércio.

 

Também esta sexta-feira, pelas 18h00, na Praça 8 de Maio, são inauguradas as luzes de Natal que prometem dar mais brilho à área urbana de Coimbra. A ocasião será acompanhada por uma atuação do Quarteto de Saxofones da Orquestra de Sopros de Coimbra. A iluminação festiva vai estar acesa até ao dia 07 de janeiro de 2022, nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira das 14h00 às 22h00; sextas-feiras das 14h00 às 24h00; aos sábados das 11h00 às 24h00; aos domingos das 11h00 às 22h00; no dia 24 de dezembro das 11h00 às 17h00 e no dia de Natal das 15h00 às 20h00.

 

A programação tem prevista a realização de vários concertos dispersos pela cidade. Destaque para o concerto com Filipe Pinto-Ribeiro, pianista de renome internacional, a que se associa um quarteto de cordas, um concerto oferecido à cidade, marcado para dia 12 de dezembro, pelas 15h00, no Salão Nobre. “Jubilate”, pelo Quarteto Santa Cruz, José Carlos Oliveira (órgão) e a mezzo-soprano Nélia Gonçalves; “Coimbra Canta o Natal”, com a Orquestra Clássica do Centro, André Sardet e o Coimbra Faist Choir, no Convento São Francisco; “O Magnum Mysterium”, protagonizado pelo Manuel Faria Ensemble; “Notas de Natal” – INATEL, que juntará o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e o Fado ao Centro, são outros dos concertos em destaque na programação natalícia da autarquia. O tradicional Concerto de Ano Novo, a cargo da Orquestra Clássica do Centro, encerrará o ciclo dos grandes concertos de Natal proporcionados pela CM Coimbra, no dia 06 de janeiro, no grande auditório do Convento São Francisco.

 

Já o ciclo “Cantares de Natal – Cantar ao Menino” vai envolver um conjunto de oito grupos de etnografia e folclore do concelho na apresentação de repertório que enaltece a Natividade, em diferentes espaços de relevante importância histórica, cultural e de sociabilidade da Baixa da cidade. O Largo da Portagem, a Praça 8 de Maio e as Escadas de São Tiago acolhem, nos próximos sábados (04, 11 e 18 de dezembro) a iniciativa, na tentativa de a autarquia proporcionar à população local e a quem nos visita um ambiente caraterístico da quadra natalícia que fomente, em simultâneo, a fruição de gente nas ruas e a valorização do comércio tradicional.

 

O presépio da autoria de Cabral Antunes e o tradicional presépio da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra vão estar novamente expostos ao público, respetivamente, no piso térreo do Mercado Municipal D. Pedro V e na Casa Municipal da Proteção Civil. A Casa Municipal da Cultura terá ainda patente uma exposição de presépios artesanais, promovendo o trabalho desenvolvido pelas mãos de artesãos de várias regiões do país.

 

A mais antiga representação artística da Natividade será também tema de uma das visitas guiadas municipais, a qual incidirá sobre o presépio da igreja de Santo António dos Olivais, de autoria de Joaquim Machado de Castro. Ainda no âmbito dos roteiros temáticos municipais, será abordada a doçaria conventual criada nos Mosteiros e Conventos de Coimbra na visita guiada intitulada “Doces Sabores dos Mosteiros de Coimbra”.

 

À época de Natal está, também, associado o primeiro período de férias letivas, ocasião que não deixará em branco as agendas familiares. O município disponibiliza, nos seus diferentes equipamentos municipais, um conjunto de iniciativas que se estendem a áreas que vão desde as artes às letras.

 

A Biblioteca Infantil/Ludoteca (na Casa Municipal da Cultura) vai realizar as habituais Horas do Conto, a apresentação de livros infantojuvenis e um encontro com as escritoras Alice Cardoso e Milú Loureiro. Em destaque estarão expostos, no espaço infanto-juvenil, um vasto conjunto de livros sobre o Natal, no intuito de promover a leitura junto dos utilizadores da Biblioteca.

 

Na Rede Anexa de Bibliotecas Municipais de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Souselas e Trouxemil vão ser dinamizadas atividades dirigidas às famílias, como as “Estórias de Natal em família e ao fim do dia!”. Em curso está, desde 22 de novembro, mantendo-se até 07 de janeiro de 2022, nas oito Bibliotecas Anexas Municipais, a dinamização da hora do conto “O primeiro Natal dos animais e outras estórias originais!”, também disponível para grupos escolares e centros de atividades de tempos livres.

 

A programação natalícia chega também à Casa da Escrita, onde vão realizar-se dois ateliês de artes decorativas, um peddy-paper e uma oficina de escrita (com leituras e exercícios poéticos e de escrita associados a textos alusivos ao Natal), ações dirigidas a crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos. Na vertente da literatura e poesia, o público poderá participar nas “Conversas d(o)e Natal”, leitura de poemas de Natal pelo grupo declAMAR Poesia e uma conferência intitulada “O Natal”, por Anselmo Borges.

 

No âmbito do Serviço Educativo integrado no projeto museológico municipal, a CM Coimbra disponibiliza também oficinas de expressão plástica e visitas ao Edifício Chiado (Coleção Telo de Morais), à Torre de Almedina (Núcleo da Cidade Muralhada) e ao Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

 

O Convento São Francisco, a par com a programação prevista na área da música e do teatro/marionetas, disponibiliza para os mais pequenos o espetáculo de Circo Contemporâneo Jay Gillian e um concerto para bebés.

 

A Praça do Comércio acolherá, além da tenda com diversões infantis, uma Feira de Doçaria, no sábado, dia 18 de dezembro, organizada pelo Grupo Folclórico de Coimbra, e mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano, no sábado anterior, dia 11 de dezembro, permitindo o pleno usufruto deste local magnífico, recentemente requalificado.

 

 

Espaços abrangidos pela iluminação de Natal: Varandim do Convento São Francisco, Rotunda em frente ao Convento São Francisco (Rossio de Santa Clara), Av. João das Regras, Praça das Cortes, Rotunda da Praça das Cortes, Ponte Santa Clara, Largo da Portagem, Rua da Sota. Entrada das Escadas do Gato, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Quebra Costas, Praça 8 de Maio e fachada dos Paços do Concelho, entradas da Rua Martins de Carvalho (Figueirinhas), Rua do Corvo, Rua da Loiça, Rua da Moeda, Rua das Padeiras, Rua Adelino Veiga e Rua das Azeiteiras, Largo do Romal, Largo do Poço, Largo da Freiria, Largo do Paço do Conde, Largo das Ameias, Largo das Olarias, Rua dos Sapateiros, Praça do Comércio, Rua da Sofia, Terreiro da Erva, Mercado Municipal D. Pedro V, Praça da República, Largo da Cruz de Celas e zona comercial do Gira Solum.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×