Com o objetivo de exercitar a estrutura operacional da CMBSC e a ativação dos meios e ações decorrentes de um acidente com matérias perigosas, foi hoje realizado um exercício operacional e tático de simulação.
Acompanhado pelo vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes, com as pastas da Proteção Civil e dos Bombeiros, este exercício pretendeu testar o estado de prontidão das forças de segurança do concelho para incidentes envolvendo agentes Nucleares Radiológicos, Biológicos e/ou Químicos (NRBQ).
A CMBS historicamente é responsável por assegurar a intervenção em ocorrências deste género nos distritos de Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco, sendo um dos cinco corpos de bombeiros do país apetrechado de um Veículo de Proteção Multirriscos Especial, por equipas dotadas dos conhecimentos necessários, níveis de formação e treino adequados para uma intervenção eficaz e eficiente nesta área.
Em complemento à formação interna importa com alguma de periodicidade realizar ações de treino simulado, o mais aproximado da situação real, de modo a comprovar o nível de preparação e eficiência dos procedimentos e a capacidade de intervenção nos diversos cenários e situações.
O treino hoje realizado passou por simular o despiste e embate frontal de um veículo ligeiro com dois passageiros num camião-cisterna de transporte de matérias perigosas, com posterior derrame para a via do líquido transportado. Neste simulacro participaram cerca de 40 operacionais e 11 viaturas.
Local do exercício:
