7 Dezembro 2021

Câmara transfere mais 1M€ de euros para os SMTUC

Câmara transfere mais 1M€ de euros para os SMTUC

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião do executivo de ontem, uma proposta para a atribuição de um subsídio à exploração de 1.055.252,19 euros aos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). O montante destina-se a garantir a atividade dos SMTUC e a cobrir o custo social dos transportes.

O custo social dos transportes no concelho é suportado maioritariamente pela CM Coimbra, sendo este o valor da diferença entre o que custa realmente a viagem em autocarro e o valor – inferior a esse custo efetivo – que é pago pelos utentes quando adquirem bilhetes ou passes mensais. Só com a redução do tarifário dos SMTUC nos últimos anos, por via do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes (PART), é que o Governo passou a financiar a operação.

 

Nas Grandes Opções do Plano para 2021 da CM Coimbra está previsto um financiamento aos SMTUC, destinada à compensação no custo social dos transportes, de 6.684.916 euros. Com mais esta transferência de 1.055.252,19 euros, o subsídio à exploração concedido aos SMTUC, no corrente ano, já totaliza os 4.954.786,50 euros, que acrescido do valor recebido a título de adiantamento em dezembro de 2020, já perfaz o valor de 5.629.663,81 euros.

Recorde-se que a esta despesa, acresce ainda o investimento na renovação da frota que a autarquia financia e a receita dos estacionamentos que também reverte inteiramente para os SMTUC.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×