21 Dezembro 2021

CM Coimbra e CASPAE cooperam para promover atividades no Choupal a 1000 crianças do pré-escolar

CM Coimbra e CASPAE cooperam para promover atividades no Choupal a 1000 crianças do pré-escolar

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião do executivo de ontem, uma proposta de protocolo de cooperação entre o município e o Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola nº 10 (CASPAE), no âmbito da oferta educativa “Um dia na Casa da Mata” do projeto “Limites Invisíveis”. Um projeto que vai proporcionar atividades de elevada qualidade pedagógica na Mata Nacional do Choupal a cerca de 1090 crianças, de 50 salas, dos estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública do concelho de Coimbra.

Desde 2015, que o projeto “Limites Invisíveis” desenvolve programas educativos na natureza com crianças dos 3 aos 10 anos.  Uma das ofertas educativas é “Um dia na Casa da Mata”, que a autarquia pretende agora proporcionar a todas as crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública do concelho de Coimbra, no decorrer deste ano letivo.

 

A ideia foi acolhida “por todos os Agrupamentos de Escolas, que reconheceram os benefícios pedagógicos e sociais deste projeto de abordagem sistémica e ecológica”, pode ler-se na informação técnica dos serviços municipais.

 

Assim, são cerca de 1090 crianças, de 50 salas, que vão poder frequentar esta oferta educativa que se constitui como um conjunto de atividades na Mata Nacional do Choupal, em Coimbra. Estas atividades, de abordagem pedagógica centrada na criança, possibilitam a construção e consolidação de conhecimentos e competências não apenas de índole cognitiva, mas também físico-motora e socio-emocional, através do apoio à iniciativa e exploração autónoma da criança.

 

Este projeto oferece um espaço educativo rico em elementos naturais que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem, através de experiências diretas e sensíveis. A atividade consiste em que, na Casa da Mata do Choupal, as crianças passem um dia a explorar a fauna, flora e solo, observando, sentido, questionando, experimentando e encontrando respostas.

 

De segunda a sexta-feira, de 1 de fevereiro a 5 de abril e de 19 de abril a 30 de junho de 2022, grupos de crianças, até 24 alunos, participarão durante um dia em diversas atividades. Para formalizar esta cooperação o Município de Coimbra e o CASPAE vão estabelecer um protocolo.

 

O CASPAE fica responsável pelo desenvolvimento do programa de atividades, enquanto a autarquia tem de assegurar toda a logística de refeições e apoiar o transporte das crianças.

 

O projeto “Limites Invisíveis” resulta do consórcio entre a Escola Superior de Educação de Coimbra, a Universidade de Aveiro (Departamento de Educação e Psicologia) e o CASPAE 10 (Entidade Gestora), com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

 

Recorde-se que, no mês de julho, no âmbito do Programa Municipal de Ação Social Escolar de Apoio à Família nas Férias Escolares de Verão, a CM Coimbra proporcionou a crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico atividades lúdicas, de exploração e descoberta motora. Um serviço que foi adquirido precisamente ao CASPAE, que realizou as atividades do seu Programa de férias na Casa da Mata. Estas foram manifestamente reconhecidas pelas crianças – e também pelos seus pais e encarregados/as de educação – como uma oportunidade de contacto ao ar livre e de realização de atividades lúdicas diversificadas com todas as condições de bem-estar e segurança.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×