Depois da atribuição da medalha de Mérito Cultural, em 2001; do batismo da galeria de exposições da Casa Municipal da Cultura como “Galeria Pinho Dinis”, em 2008; a CM de Coimbra organiza, agora, no centenário do nascimento de um artista pleno, uma exposição retrospetiva da sua obra.
A plenitude de Pinho Dinis, nascido em Coimbra, manifesta-se numa obra de imensa multiplicidade, espelhada num percurso em que o seu amor e dedicação a Coimbra são elementos constantes, que o acompanham mesmo quando ausente da cidade e do país, que não o abandonam ao longo do seu trajeto de vida e de trabalho. Em estudos geométricos, em jogos de policromia ou em pinceladas convictas, a sua mestria e saber artísticos são de uma multidimensionalidade conceptual única em que a mulher figura com presença assídua e central, consubstanciando a sua devoção à arte.
A inauguração da exposição vai contar com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, que cedeu para a exposição uma obra sua de Pinho Dinis; bem como de outros colecionadores que cederam temporariamente o seu espólio.
A exposição poderá ser visitada na Casa Municipal da Cultura, a partir de quinta-feira e até 28 de janeiro, das 9h30 às 19h30 nos dias úteis; e aos sábados, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.