15 Dezembro 2021

Esther Mucznik apresenta livro “Judeus Portugueses” em Coimbra

Esther Mucznik apresenta livro “Judeus Portugueses” em Coimbra

O livro “Judeus Portugueses – Uma História de Luz e Sombra”, da jornalista e escritora Esther Mucznik, vai ser apresentado amanhã, quinta-feira, pelas 17h00, no espaço expositivo municipal dedicado a esta temática, no Pátio da Inquisição, na Baixa de Coimbra.

A autora Esther Mucznik, especializada em temas judaicos e que colabora com o município há mais de 10 anos, vai apresentar o livro “Judeus Portugueses – Uma História de Luz e Sombra” em Coimbra, na próxima quinta-feira, pelas 17h00. Uma obra que versa sobre a presença dos judeus em Portugal, desde o Império Romano até aos dias de hoje, em que vários judeus que viveram em Lisboa entre o final do século XIX e o século XX dão o seu nome a ruas da cidade.

 

A apresentação do livro, lançado no passado mês de setembro, vai decorrer no espaço expositivo dedicado aos judeus, que a Câmara Municipal de Coimbra inaugurou em julho deste ano, no Pátio da Inquisição, na Baixa de Coimbra. Um local com mais de 470 anos de história, que foi agora restaurado, mas que acolheu anteriormente várias outras funções: desde os estudos dedicados às artes e às humanidades, ao Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, carregando o título de ‘casa do tormento’, até à sua extinção em 1821. Duzentos anos depois, a CM Coimbra deu-lhe uma nova vida e transformou-o num espaço expositivo, patenteando as memórias de um passado triste e marcante através da preservação e valorização contínua deste património.

 

Neste local pode ainda ser visitada a exposição de longa duração “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”, que abriu em julho. De entrada gratuita, a mostra pode ser visitada de terça-feira a sábado das 13h00 às 18h00, encerrando aos domingos, segundas-feiras e feriados.

 

Biografia da autora:

Esther Mucznik, filha de pais polacos, viveu em Israel e em Paris onde estudou, respetivamente, Língua e Cultura Hebraicas e Sociologia. É membro da direção da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) e vice-presidente desde 2000. Foi colunista do jornal Público, de 2002 a 2011. Fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos e membro dos seus corpos dirigentes, é ainda redatora da Revista de Estudos Judaicos. Coordenadora da Comissão Instaladora do Museu Judaico e membro da coordenação do Itinerário Europeu do Património Judaico, sendo cofundadora da Associação Universos, Associação para o Diálogo Inter-Religioso e do Fórum Abraâmico de Portugal.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×