24 Janeiro 2022

Câmara lança nova plataforma de Serviços Online com melhorias na consulta de processos de urbanismo

Câmara lança nova plataforma de Serviços Online com melhorias na consulta de processos de urbanismo

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra lançou hoje a nova plataforma de Serviços Online, com uma clara aposta no reforço de valências, que permite aos cidadãos a consulta dos seus processos, bem como a submissão de requerimentos através da internet. O objetivo é continuar a tornar mais célere, simples e desmaterializado o tratamento dos assuntos dos cidadãos com a autarquia, sem a necessidade de deslocação aos serviços municipais, apostando agora na melhoria na consulta de processos de urbanismo.

A plataforma municipal de Serviços Online (https://servicosonline.cm-coimbra.pt) permite a submissão de requerimentos e a geração automática e imediata da fatura relativa a eventuais taxas de entrada, com referência para pagamento multibanco. Cada utilizador (munícipe ou outra entidade previamente registada) pode ainda consultar todos os documentos que enviou e recebeu para e do município.

 

Com um layout responsivo, adaptado aos dispositivos móveis, com um novo design e cromática, a nova plataforma de Serviços Online permite uma melhor usabilidade, em geral.

 

A novidade passa ainda por permitir consultar as datas e destinatários dos movimentos dos requerimentos de processos de urbanismo. Esta é uma medida que, além de promover a transparência, visa reduzir a necessidade de os cidadãos entrarem em contacto (presencial, telefónico, e-mail ou outro) com os serviços municipais para saberem do estado dos seus processos.

 

O reforço das valências desta plataforma enquadra-se nas medidas em curso para a desmaterialização e desburocratização dos processos municipais, contribuindo de forma significativa para a redução da utilização do papel nos processos internos da autarquia, que contribui assim também para a descarbonização e eficiência energética do município, mediante a redução das deslocações para acesso a este tipo de serviços municipais.

 

A plataforma encontra-se disponível a partir do site oficial do Município de Coimbra (www.cm-coimbra.pt), ou diretamente a partir de https://servicosonline.cm-coimbra.pt/. A utilização da plataforma implica o registo do utilizador (pessoa singular ou coletiva) através da opção “Registar”. A utilização do cartão de cidadão para o preenchimento do formulário de registo (pessoas singulares) torna o processo de adesão mais célere. O serviço fica acessível após validação da identidade do utilizador e/ou dos seus representantes por parte do Município.

 

Os documentos submetidos devem ser assinados com recurso ao cartão de cidadão, chave móvel digital ou outro certificado digital qualificado, com valor probatório, que ateste a identidade do utilizador.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×