12 Janeiro 2022

Ciclo de ‘showcases’ Café Curto tem nova programação no Convento São Francisco

Ciclo de ‘showcases’ Café Curto tem nova programação no Convento São Francisco

Uma vez por semana, sempre à terça-feira, às 19h30 e com entrada gratuita, regressa ao palco do café-concerto do Convento São Francisco, em Coimbra, o ciclo de ‘showcases’ Café Curto, cuja nova programação foi ontem apresentada.

Para além da programação semanal de ‘showcases’, o Café Curto estreia, este ano, a MIC – Música Independente de Coimbra, uma convocatória para acolher artistas e bandas residentes no território dos 19 concelhos da comunidade intermunicipal da Região de Coimbra.

 

A MIC “o que pretende, é tirar projetos que estejam um bocadinho na gaveta ou timidamente na garagem e dar-lhes oportunidade de se apresentarem inseridos neste ciclo”, disse à agência Lusa Ricardo Jerónimo, da plataforma Blue House, promotora do Café Curto. Os projetos que apresentarem a sua candidatura à MIC e forem selecionados, “terão a oportunidade de gravar um tema nos estúdios da Blue House, fazer uma sessão fotográfica, um videoclip e ter um conjunto de oficinas”.

 

“A ideia é mesmo solidificar um projeto que está embrionário, que está a nascer”, argumentou Ricardo Jerónimo, acrescentando que depois de passarem pela Blue House, os novos projetos serão apresentados ao vivo no café-concerto do Convento de São Francisco, integrados no ciclo de ‘showcases’.

 

Outra estreia em 2022 serão as residências artísticas: “Dos artistas que não sejam de Coimbra e estão integrados na programação do Café Curto, selecionaremos alguns, um por trimestre, e lançamos o desafio de fazer um cruzamento com um músico de Coimbra”, explicou Ricardo Jerónimo. O desafio passa por “trabalhar em conjunto um tema”, que será, depois, apresentado durante os 30 minutos do ‘showcase’ do artista programado.

 

O ciclo integrará igualmente um espaço dedicado à música hispano-lusófona, consubstanciado, numa parceria com o projeto Rádio Pessoas – sediado em Coimbra e liderado pelo brasileiro Eron Quintiliano, que será responsável, juntamente com a Blue House, por algumas datas da programação.

 

O Café Curto tem já agendados concertos até março, iniciando-se hoje com a pop eletrónica dos Papercutz. Dia 18 será a vez do músico, compositor, produtor e técnico de som Nuno Rancho, estando prevista para dia 25 a primeira apresentação da Música Independente de Coimbra.

 

A MIC regressará ao palco do café-concerto a 15 de fevereiro, precedida, no dia 01 do próximo mês dos Hot Air Ballon, projeto de Sarah Jane Burke e Tiago Machado, nascido em Vigo (Espanha) em 2013 e cujo primeiro álbum, editado em 2016, foi nomeado para os The Independent Music Awards.

 

A 08 de fevereiro, o programa do Café Curto conta com Fosco, temas instrumentais e acústicos protagonizados pelos guitarristas Diogo Alves Pinto e Gabriel Salgado.

 

Fevereiro encerra (dia 22) com Milton Gulli, músico e produtor de ascendência moçambicana que, entre outros projetos, foi vocalista dos Cool Hipnoise, e que marca a primeira edição da Radio Pessoas no Café Curto.

 

Em março, o programa do Café Curto inicia-se no dia 01 com Rita Braga, artista que faz uso de instrumentos como o ‘ukelele’, teclados, ‘banjolele’ e caixas de ritmos para interpretar temas em português, inglês, finlandês e japonês.

 

Dia 08 de Março Rita Joana apresenta o seu álbum El Cine, “um disco de homenagem aos intérpretes mexicanos que, entre os anos 40 e 60, foram as vedetas internacionais de uma estética musical e cinematográfica” e a programação inclui ainda Grutera (dia 15), o duo espanhol San Jerónimo em residência artística com Birds Are Indie (dia 22) e Arianna Casella y Cauê no dia 29.

 

Segundo a Blue House, o ciclo Café Curto iniciou-se em outubro de 2020, foi interrompido entre janeiro e abril de 2021 devido às restrições relacionadas com a pandemia de covid-19, retomou em maio, fez uma pausa no verão e continuou até dezembro.

 

Nesse período, passaram pelo café-concerto do Convento de São Francisco 35 projetos, num total de 86 músicos, a maioria com ligações à região de Coimbra, mas também de outros locais e estrangeiros.

 

LUSA

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×