17 Janeiro 2022

Descobrir a Europa na história de Coimbra com “Mappa Mutandi” no Convento São Francisco

Descobrir a Europa na história de Coimbra com “Mappa Mutandi” no Convento São Francisco

Descobrir a Europa na história e na memória de Coimbra a partir de uma instalação interativa é o objetivo da instalação “Mappa Mutandi”. Criada pela Associação Cultural Tarrafo, a mostra foi inaugurada, no sábado, e vai estar patente até 27 de março, na Project Room do Convento São Francisco, e pode ser visitada de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00.

“Mappa Mutandi”, um projeto da Associação Cultural Tarrafo, pretende levar o público a descobrir a Europa na história e na memória de Coimbra. Criada por Adérito Araújo, Catarina Gouveia, Filipa Malva, João Fong e Luís Pedro Madeira, a instalação explora testemunhos, reais ou ficcionados, para levar o público a refletir sobre como as grandes transformações podem ter origem num pequeno lugar. A instalação, idealizada por Filipa Malva, baseia-se num conjunto de contos da autoria de Catarina Gouveia, interpretados por diversos atores ligados à cidade, mas também por europeus que por Coimbra passaram.

 

O projeto “Mappa Mutandi” não se esgota neste primeiro evento, uma vez que em março vão decorrer mais dois eventos, associados a esta que é a mais recente produção da Tarrafo, que desde 2011 vem orientando a sua atividade para a promoção da cultura em Coimbra.

 

Para além da instalação existirão outras atividades paralelas criadas por Adriana Campos que decorrerão no período da instalação. São elas: “(A)riscar teatro/expressão dramática na escola”, formação acreditada para educadores de infância e professores do ensino básico e secundário; e uma oficina designada “Cidade como Raiz”, em que as famílias são convidadas a ser investigadoras da curiosidade e a descobrir as coleções que guardam dentro de si, nos dias 23 de janeiro, 12 de fevereiro e 15 de março.

 

Até 27 de março de 2022, a instalação pode ser visitada gratuitamente na Project Room do Convento São Francisco, de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×