22 Fevereiro 2022

Feiras e Mercados “em plenitude” depois do período marcado pela pandemia COVID-19

Feiras e Mercados “em plenitude” depois do período marcado pela pandemia COVID-19

Intervenção na íntegra do Vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Fonseca, no Período Antes da Ordem do Dia da Reunião de Câmara Municipal de ontem, 21 de fevereiro. Miguel Fonseca fez um ponto de situação do regresso das Feiras “em plenitude”, depois do período marcado pela pandemia COVID-19. O Vereador com o Pelouro dos Mercados Municipais e Feiras abordou ainda a empreitada de requalificação do Mercado Municipal D. Pedro V, que “está praticamente concluída”.

 

Aproveito este período antes da ordem do dia para vos fazer um ponto de situação de algumas das nossas feiras municipais e do seu regresso em plenitude após este longo período marcado pela pandemia COVID-19, das obras de melhoramento que foram realizadas nos seus recintos, e também da evolução dos trabalhos e da expectativa de abertura de todas as novas valências do Mercado Municipal D. Pedo V.

 

Feira dos 7 e dos 23

 

Uma primeira boa notícia é que a empreitada de requalificação da Feira dos 7 e dos 23, em Bencanta (São Martinho do Bispo), já se encontra concluída.

 

Trata-se de um investimento da Câmara Municipal, superior a 330 mil € (já com IVA incluído), que teve como objetivo dotar o recinto de maior conforto e segurança para os vendedores e utilizadores, através da melhoria dos pavimentos, da ordenação dos espaços (o recinto foi todo vedado, as zonas foram delimitadas e procedeu-se à pintura e sinalização rodoviária), da definição de uma nova zona de restauração e de estacionamento, da plantação de árvores e do controlo dos acessos.

 

Mais detalhadamente, a empreitada contemplou:

  • a melhoria dos pavimentos (foram aplicados 1,5 hectares de pavimento betuminoso drenante e 1,9 hectares de tout-venant);
  • a colocação de vedação e 5 novos portões de acesso ao recinto;
  • a criação de 177 lugares de estacionamento
  • a criação de 7 espaços para restauração, com lavatórios e ligações elétricas;
  • a plantação de 110 árvores;
  • e foi colocado um novo sistema automático de rega, que permite, após o período que as árvores necessitam para “vingar”, a sua deslocação para outro local.

 

Esta intervenção vai possibilitar que as próximas edições desta feira, que se realiza todos os meses nos dias 7 e 23, decorram com muito mais conforto e segurança para os vendedores, compradores e utilizadores do espaço.

 

 

Feira do Bairro Norton de Matos

 

Já relativamente à Feira do Bairro Norton de Matos, estamos empenhados em redinamizá-la e criar todas as condições físicas e legais necessárias para que volte a realizar-se na sua plenitude.

 

Recordo que a Feira do Bairro Norton de Matos teve início há mais de 40 anos no espaço em frente ao café Samambaia, tendo sido transferida para o atual local há cerca de 20 anos. O recinto chegou a ser pavimentado, há seis anos, mas o espaço nunca teve casas-de-banho, água corrente ou sequer funcionários afetos.

 

A Feira nunca esteve legalizada, nunca teve regulamento, as taxas nunca foram pagas e não se sabe, com fiabilidade, quem são os comerciantes que lá operam.

 

Neste momento:

  • os serviços municipais estão a elaborar um estudo sobre a disposição dos lugares de venda na feira, comportando veículos e não comportando veículos, para que seja depois analisado pelo Executivo Municipal;
  • está a ser elaborado um regulamento para a Feira do Bairro Norton de Matos, de forma a estabelecer regras e a definir os princípios de utilização do espaço e os direitos e deveres de quem comercializa no recinto da feira;
  • e, em breve, vai ser transferido o quiosque dos SMTUC para o local, criando, assim, condições de trabalho para os funcionários municipais e para a empresa de segurança privada que lá opera, e possibilitando o usufruto de instalações sanitárias.

 

Relembro que a Feira do Bairro Norton de Matos foi suspensa devido à pandemia da COVID-19, mas que a área alimentar funciona, ininterruptamente, desde junho de 2020, com 32 comerciantes, 28 desses com lugares marcados e quatro em veículos. O funcionamento da área alimentar foi precedido de um recenseamento extraordinário para a sua instalação, mas esse nunca foi concluído na sua totalidade.

 

A feira conta com 157 lugares marcados desde 2021. Contudo, a disposição do espaço nunca foi consensual e criou resistência por parte de alguns comerciantes, que não concordaram com a instalação de acordo com a marcação existente, a redução da área de venda, a retirada de veículos do recinto e a legalização.

 

O recinto passou a ter, desde maio de 2021, segurança privada a operar no local. A situação decorreu apenas com os vendedores da área alimentar, mas já se notou uma mudança significativa no comportamento. O estabelecimento de regras e a fiscalização do seu cumprimento trouxe ordem ao recinto e melhorou significativamente o seu funcionamento.

 

 

Feira Sem Regras

 

Quanto à Feira sem Regras, posso avançar-vos que deverá retomar a sua atividade em pleno no próximo dia 1 de abril, pois consideramos que já não se justificam os condicionamentos à sua realização.

 

A decisão foi tomada na passada quinta-feira, numa reunião com a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas e com a Associação dos Amigos da Margem Esquerda, que organizam o evento. Avanço, ainda, que foi proposta uma nova localização para o certame, de forma a evitar os constrangimentos de trânsito junto da Av. João das Regras e a salvaguardar o espaço público junto à Igreja do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

 

A proposta de alteração de local apresentada pela União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas e a Associação dos Amigos da Margem Esquerda passa pela deslocalização da feira para o espaço exterior junto à Praça da Canção, o que possibilitaria a utilização das instalações sanitárias aí existentes.

 

A proposta foi bem acolhida, está a ser analisada pelos serviços municipais e ponderamos realizar uma edição a título experimental e provisório.

 

 

Mercado Municipal D. Pedro V

 

Por último, quero informar-vos que a empreitada de requalificação do Mercado Municipal D. Pedro V está praticamente concluída, faltando apenas alguns trabalhos de final de obra.

O concessionário dos espaços de restauração informou-nos que no início de março já devem estar em funcionamento todos os espaços da Praça da Restauração e que no início de abril o Restaurante de Peixe também deverá abrir as portas ao público. O espaço do restaurante está, agora, a ser equipado.

Portanto, brevemente vamos ter um novo Mercado Municipal D. Pedro V.

Um espaço moderno, com novas funcionalidades, que com certeza irão atrair novos públicos e gerar uma nova dinâmica numa zona tão nobre da cidade, como a Baixa de Coimbra.

Quero ainda elogiar a nova imagem do Mercado Municipal, que inclui a substituição de toda a sinalética interior indicativa, a uniformização da sinalização das lojas e das bancas e a instalação de tarjas no piso 1, bem como, no exterior, a instalação de lona na fachada, decoração de autocarros, muppies e fornecimento de sacos reutilizáveis. A imagem está muito bem conseguida, simples e apelativa como se pretende. E lembrar que o Mercado vai ter um novo horário: os pisos 1 e 2 passam a funcionar de segunda a quarta-feira das 6h às 24h, e de quinta-feira a sábado, das 6h às 2h da manhã do dia seguinte.

Acreditamos que o novo Mercado vai ser um local de grande procura por parte de quem reside e trabalha em Coimbra e, claro, de quem vem conhecer a cidade. Pretendemos que seja um espaço de visita obrigatória, de referência, à semelhança de outros mercados existentes em cidades portuguesas e europeias.”

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×