9 Março 2022

Apresentação do livro “A Seiva dos Dias”, de António Souto, na Casa da Escrita no sábado

Apresentação do livro “A Seiva dos Dias”, de António Souto, na Casa da Escrita no sábado

A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra acolhe no próximo sábado, dia 12 de março, pelas 15h00, a apresentação do livro de poesia “A Seiva dos Dias”, da autoria de António Souto. A apresentação estará a cargo de Carlos Fiolhais, diretor do Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

Sobre o volume de poemas “A Seiva dos Dias” (editora On y va), destaca o autor: «Na sucessão dos dias, entre a vida que houve e a que há, folheiam-se memórias e aprisionam-se imagens. E é neste desfilar de quotidianos fugidios que encontra cada vez mais a minha poesia o seu domicílio, embriagando-se – na aceção baudelairiana – daqueles casos irrelevantes que escapam à maior parte dos olhares.» António Souto chama-lhes «trivialidades», como aliás registou algures numa crónica, «des petits trucs que nos distraem e preenchem a neblina dos dias; ou que, pelo contrário, nos saciam a sede de versos, porque seiva criativa».

 

António Souto é natural de Angeja, Albergaria-a-Velha (Aveiro), onde nasceu em 1961. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa e pós-graduado em Teoria e Criação Literária pela Universidade Autónoma de Lisboa.

 

Professor em Lisboa, lecionou igualmente em Estrasburgo – na Universidade de Ciências Humanas, no Instituto de Tradutores, Intérpretes e Relações Internacionais e na Universidade Popular Europeia.

 

É autor de vários livros de poesia: Arcanas Carícias, Na Lavra do Dizer, Caprichos (com prefácio de Urbano Tavares Rodrigues), O Tempo das Palavras (com prefácio de João de Melo), em parceria com Armindo S., (de que resultou a antologia O Milagre do Entardecer), Sonhos Sobrantes (com prefácio de Luiz Fagundes Duarte), Palavras (In)adiáveis e A Seiva dos Dias e outros poemas.

 

Em registo cronístico, publicou os livros Ex Abrupto crónicas de tempos vagos e Dupla Expressão (de que resultou a antologia Hoje é Tudo Falso, reunida pela On y va). Neste género, o seu mais recente livro tem como título Não Há Volta a Dar. De referir ainda a colaboração dispersa em várias publicações e antologias.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×