31 Março 2022

CM de Coimbra leva companhia e livros à comunidade de S. João do Campo

CM de Coimbra leva companhia e livros à comunidade de S. João do Campo

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através da Biblioteca Municipal, vai implementar o projeto “Companhia & Livros voadores vão a casa dos leitores!”, a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de abril, com o objetivo de aproximar ainda mais a comunidade da freguesia à Biblioteca Anexa Municipal. Com esta ação o Município reforça a sua função social e alarga o acesso à cultura a habitantes da localidade periférica que, por diversas razões, estão limitados em frequentar presencialmente as instalações da Biblioteca Anexa Municipal.

O projeto “Companhia & Livros voadores vão a casa dos leitores!” entra em funcionamento a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de abril, com o objetivo de aproximar a população de S. João do Campo à oferta cultural proporcionada pela Biblioteca Anexa Municipal instalada no 2º andar do edifício da Junta de Freguesia. A ideia é oferecer os serviços da Biblioteca Anexa Municipal de S. João do Campo em contexto domiciliário à comunidade circundante, que apresenta dificuldades de acesso ao equipamento municipal, por questões de mobilidade reduzida ou até por desconhecimento das suas potencialidades e das suas dinâmicas socioculturais.

 

Este serviço de proximidade à comunidade estará disponível todas as segundas-feiras, entre as 14h30 e as 17h00, nas ruas próximas da Biblioteca Anexa. Os interessados em acolher em suas casas o projeto poderão solicitar previamente o acesso a determinado livro ou jornal. Desta forma, a Biblioteca Anexa Municipal de S. João do Campo vai ao encontro do leitor levando “companhia & livros”. Os pedidos de adesão ao projeto deverão ser feitos através dos seguintes números de telefone: 239962208 ou 239702630.

 

Para além do empréstimo de livros pretende-se proporcionar companhia, fomentar a oralidade e fazer leituras (de jornais ou de obras literárias), de modo a combater o isolamento e a solidão junto da população de S. João do Campo. Abraçando a ideia de que as bibliotecas são espaços abertos a toda a comunidade, visando não apenas promover o livro e a leitura, este projeto cumpre assim um papel social relevante no processo de democratização, inclusão, combate ao isolamento e à solidão, sobretudo dos mais velhos.

 

Esta iniciativa inédita vem juntar-se ao já habitual serviço prestado na Biblioteca Anexa de S. João do Campo, que disponibiliza às segundas-feiras (das 17h00 às 20h00) e nos restantes dias úteis da semana (das 14h30 às 20h00), além de um vasto acervo de livros, jornais e acesso à internet, uma oportunidade de acesso a momentos de convivialidade e de socialização entre diferentes gerações.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×