19 Abril 2022

CM Coimbra vai formalizar protocolos do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo

CM Coimbra vai formalizar protocolos do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, uma proposta de protocolo de formalização do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Coimbra entre a autarquia e as entidades que têm vindo a trabalhar nesta área no concelho. O NPISA é coordenado pela CM Coimbra, a quem compete monitorizar e avaliar o grau de concretização e sucesso dos planos de ação implementados.

No âmbito da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), a CM Coimbra criou o NPISA, em janeiro de 2019. No entanto, este nunca chegou a ser concretizado. Agora, o objetivo é promover uma articulação e intervenção em rede de todas as instituições que têm vindo a trabalhar nesta área. A vereadora Ana Cortez Vaz realçou no seu despacho a “importância do trabalho em rede das respostas sociais aos indivíduos em situação de sem abrigo”.

 

O NPISA Coimbra é constituído pela CM Coimbra, que coordena; e inicialmente foi criado com a Administração Regional de Saúde do Centro, IP; Instituto de Segurança Social, I.P. – Centro Distrital de Coimbra; Instituto de Emprego e Formação Profissional, IP – Delegação Regional do Centro; Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel; Associação Integrar; Associação Nacional de Apoio a Jovens (ANAJOVEM); Associação O Ninho da Mariazinha; Associação Todos Pelos Outros; Cáritas Diocesana de Coimbra; Centro de Apoio aos Sem Abrigo – Delegação de Coimbra; Centro de Acolhimento João Paulo II; Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de Coimbra; Fundação Assistência Médica Internacional Centro Porta Amiga de Coimbra; Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP); Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco.

 

“No entanto, com o desenvolvimento do trabalho no terreno, auscultando as instituições que trabalham esta temática, partilhando informações, prestando diferentes serviços e uma vez que o presente protocolo nunca havia sido assinado chegou-se à conclusão de que a constituição do NPISA, e o seu protocolo de funcionamento, deveria incluir mais instituições”, pode ler-se na informação técnica dos serviços municipais. Por isso, foram incluídas a Polícia de Segurança Pública – Comando Territorial de Coimbra; a ADEB- Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares e a Saúde em Português.

 

“Pretende-se, assim, abordar integralmente a problemática das pessoas em situação de sem-abrigo nas suas diferentes áreas, como sendo a saúde física e mental, a habitação, a ocupação, o trabalho, a formação e ensino, a integração cultural e social e a segurança”, pode ainda ler-se no mesmo documento, que divulga que no concelho de Coimbra, neste momento, existem “40 indivíduos sem teto, ou seja, a viverem na rua e 80 considerados como sem casa (que estão inseridos em Centros de Acolhimento Temporário, pensões ou quartos pagos pelos serviços sociais e em resposta social de apartamentos partilhados)”.

 

O NPISA tem a missão de promover uma articulação continuada entre as várias entidades envolvidas, o estudo e a gestão dos recursos adequados e necessários, a inexistência de sobreposição de respostas e a participação dos sem abrigo no plano de intervenção e na criação do seu projeto de vida.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×