Já na próxima quinta-feira, dia 21 de abril, pelas 15h00, o Município continua com o seu programa de visitas guiadas presenciais, com o tema “Colégios da Alta – Património Mundial”, uma visita que realça a importância dos antigos colégios instalados na Alta da cidade, cuja história se cruza com a da Universidade.
O objetivo é dar a conhecer a rede colégios, na sua maioria ligados às Ordens Religiosas, que marcaram a fisionomia e a estrutura da cidade, ao nível da sua história e património, reconhecendo a sua importância como centros de apoio universitário e espiritual, e que contribuíram para a visão de Coimbra como cidade do conhecimento.
O Largo D. Dinis é o local de encontro para a visita guiada gratuita, que vai cumprir o seguinte itinerário: Colégio de São Bento, Colégio de São Jerónimo, Real Colégio das Artes, Colégio de Jesus, Colégio de Santa Rita, Colégio de Santo António da Pedreira, Colégio da Trindade.
Já “Irmã Lúcia e a Rota Carmelita” é o tema da visita guiada que vai decorrer no dia 28 de abril (quinta-feira), às 15h00, no intuito de divulgar a vida e obra desta personalidade ímpar ligada a um dos maiores fenómenos religiosos do século XX.
O Memorial Irmã Lúcia é o ponto de partida da Rota Carmelita, que se inspira no legado desta irmã Carmelita, e percorre o município de Coimbra até ao Santuário de Fátima, atravessando locais onde o recolhimento e a contemplação são os principais elementos.
Esta visita divulga um património único de grande riqueza existente na cidade, que se encontra intimamente ligado a rotas de peregrinação nacionais e internacionais pela sua centralidade e que são difusoras de grande fluxo de turistas.
Com ponto de encontro junto da entrada do Memorial Irmã Lúcia (Av. Marnoco e Sousa, n.º 54), os participantes podem visitar, além do Memorial, a igreja do Carmelo de Santa Teresa, a estátua Irmã lúcia, o Jardim dos Patos, o Jardim Botânico e a Porta da Traição. Esta visita tem custos associados de 2,00€ (respeitante ao ingresso no Memorial Irmã Lúcia).
Os requisitos de adesão aos percursos guiados implicam a obrigatoriedade de inscrição, através do telefone n.º 239702630, do e-mail roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt ou presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro). As visitas temáticas são dirigidas ao público em geral, implicando a participação de um mínimo de 6 e um máximo de 25 participantes, à exceção da visita “Irmã Lúcia e a Rota Carmelita” que impõe um limite de 20 visitantes.
Recorde-se, que no âmbito do programa “Uma semana para comemorar Abril”, que o Município preparou para assinalar os 48 anos da efeméride, decorreu hoje a visita “Encontros com Saramago na Alta de Coimbra”. E no dia 26 de abril decorre mais uma visita guiada com o mote “A Coimbra do Zeca Afonso”.