25 Abril 2022

Exposição de Ana Vidigal inaugurada no sábado no Convento São Francisco

Exposição de Ana Vidigal inaugurada no sábado no Convento São Francisco

A exposição “Como é Antigo o Passado Recente”, de Ana Vidigal, foi no sábado, dia 23 de abril, inaugurada na antiga sala do capítulo, no Convento São Francisco, em Coimbra, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. Com curadoria de Hugo Dinis, a mostra, que integra a programação convergente da Bienal, fica patente até dia 26 de junho, podendo ser visitada gratuitamente, de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00.

A criação Ana Vidigal, “Como é Antigo o Passado Recente”, foi inaugurada no sábado no Convento São Francisco. A artista, Ana Vidigal, e o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, marcaram presença na inauguração desta exposição, que faz parte da programação convergente da quarta edição da Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra.

 

Na memória descritiva da exposição, a artista Ana Vidigal salienta que ao ver a sala do Convento São Francisco imaginou-se “dentro de uma das minhas caixas de memórias alheias, submersa em centenas de papeis vegetais grosseiramente dobrados, mas delicadamente desenhados a lápis por uma das minhas avós, a materna, com os elementos decorativos que me aconchegaram a infância dourada e a conturbada adolescência, nos lençóis da minha cama de solteira”.

 

“Eu pinto sobre o Tempo, e este seria um Tempo de perdas pessoais e de solidões acompanhadas, de análise de felicidades fugazes, como que tomando consciência que tinha entrado no mês de setembro da minha existência”, destaca ainda a artista.

 

“A artista Ana Vidigal (Lisboa, 1960) apresenta a surpreendente instalação Como é Antigo o Passado Recente”, destaca, por sua vez, o curador Hugo Dinis. “Ocupando todas as paredes do espaço expositivo com a ampliação de imagens do seu arquivo pessoal, a artista questiona os acontecimentos presentes à luz de um passado histórico recente. Ao amplificar a imagética doméstica – fotografias familiares, desenhos de bordados, banda-desenhada, recortes de revistas, entre outras imagens – como se de uma fotonovela se tratasse, a instalação imersiva Como é Antigo o Passado Recente amplia o horror da guerra e das pessoas que dela sofrem”, salienta, concluindo que “através da proliferação das fotografias e vídeos de guerra e a sua fácil acessibilidade, a inquietante obra de Ana Vidigal confronta o espectador e instiga-o a tomar uma posição e a sair da neutralidade, onde a empatia será, porventura, o único lugar possível”.

 

A mostra fica patente até dia 26 de junho, podendo ser visitada gratuitamente, de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00.

 

Recorde-se que a Anozero é uma iniciativa coorganizada pelo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), CM Coimbra e Universidade de Coimbra, com a curadoria de Elfi Turpin e Filipa Oliveira.

 

 

+ Informações:

239 857 191

bilheteira@coimbraconvento.pt

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×