3 Maio 2022

Câmara adjudica lote 1 e 2 da empreitada de reabilitação de 105 habitações nos Bairros da Rosa e do Ingote

Câmara adjudica lote 1 e 2 da empreitada de reabilitação de 105 habitações nos Bairros da Rosa e do Ingote

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra analisou e votou, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de adjudicação dos lotes 1 e 2 da empreitada de reabilitação de 105 habitações municipais nos Bairros da Rosa e do Ingote, ao abrigo do programa “1º Direito”, à empresa Ramal Pombeiro, Construções Lda. pelo valor de 389.727.13 euros (+ IVA à taxa legal em vigor, o que perfaz 413.110,75 euros) para o lote 1 e 390.843,34 euros (+ IVA à taxa legal em vigor, o que perfaz 414.293,94 euros ) para o lote 2. O prazo de execução da empreitada, para cada lote, é de 360 dias, incluindo sábados, domingos e feriados. Os restantes lotes, 3, 4 e 5, não foram adjudicados no respetivo concurso, surgindo a necessidade de se proceder a uma revisão de preços e lançar um novo concurso público, proposta essa que foi igualmente votado na reunião do Executivo Municipal desta segunda-feira.

A CM Coimbra aprovou, na sua reunião do passado dia 7 de março, uma proposta de abertura de um concurso público para reabilitação de 105 habitações municipais nos Bairros da Rosa e do Ingote, num investimento previsto na Estratégia Local de Habitação de Coimbra, que conta com financiamento do programa do Governo de apoio público ao acesso à habitação – “1º Direito”.  O preço base foi de 2,7 milhões de euros. A empreitada foi dividida em cinco lotes, com a seguinte distribuição: lotes 1 e 2, correspondentes a 15 frações cada (num total de 30 frações) no Bairro do Ingote; e os lotes 3, 4 e 5, correspondentes a 23, 25 e 27 frações, respetivamente, no Bairro da Rosa.

 

O assunto volta, agora, a reunião de Câmara, mas já com uma proposta de adjudicação dos lotes 1 e 2 da empreitada à empresa Ramal Pombeiro, Construções Lda. pelo valor de 413.110,75 euros para o lote 1 e 414.293,94 euros para o lote 2. O prazo de execução da empreitada, para cada lote, é de 360 dias, incluindo sábados, domingos e feriados. Tanto no lote 1 como no lote 2, estão previstas três fases de cinco habitações, com 120 dias de prazo de execução para cada fase.

 

O Executivo Municipal vai ainda analisar e votar uma proposta para abertura de um novo concurso público para os lotes 3, 4 e 5 da mesma empreitada, uma vez que estes não foram adjudicados ao único corrente que apresentou proposta abaixo dos preços base, a Ramal Pombeiro, Construções Lda., por limitação da Classe de Alvará. Foi, assim, necessário proceder-se a uma revisão dos preços unitários dessas intervenções e a proposta passa, agora, pelo lançamento de um novo concurso público para esses lotes, com os seguintes preços base: 722.370,97 euros (+ IVA à taxa legal em vigor) para o lote 3; 803.893,41 euros (+ IVA à taxa legal em vigor) para o lote 4; e 853. 411,71 euros (+ IVA à taxa legal em vigor) para o lote 5. O preço base total obtido é, pois, de 2.379.676,09 euros (+ IVA à taxa legal em vigor) e o prazo de execução é de 630 dias.

 

Já na reunião do executivo municipal de 21 de fevereiro foi aprovado o anteprojeto de construção de um novo edifício habitacional no Bairro da Rosa, na rua Cidade de Cambridge, num investimento estimado de 2,4M€, que permitirá a criação de mais 32 fogos habitacionais, 16 unidades de tipologias T1 e outras tantas T3.

 

Recorde-se ainda que a CM de Coimbra tinha aprovado, na sua reunião de Executivo de 4 de abril, uma proposta de adjudicação da empreitada de reabilitação de 33 habitações municipais no Bairro da Fonte do Castanheiro à empresa M. Kairos Engenharia e Construção, Lda., que venceu o concurso público, por 4.3 milhões de euros. Agora, a empreitada caiu por desistência do único candidato por incapacidade de cumprir os preços acordados, disse o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, durante a Assembleia Municipal de 28 de abril. Nesse seguimento, na Reunião de Câmara de segunda-feira, vai ser analisada e votada a proposta de um segundo concurso público para a execução da empreitada de “Reabilitação de 33 Habitações no Bairro da Fonte do Castanheiro”.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×