6 Maio 2022

Câmara de Coimbra evoca 123.º aniversário de Artur Paredes, no dia 10 de maio, na Casa da Escrita

Câmara de Coimbra evoca 123.º aniversário de Artur Paredes, no dia 10 de maio, na Casa da Escrita

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assinalar o 123.º aniversário de Artur Paredes, considerado por muitos o “pai” da Guitarra de Coimbra. No próximo dia 10 de maio, terça-feira, pelas 18h00, a Casa da Escrita vai acolher uma breve comunicação de Jorge Cravo e um apontamento musical por dois guitarristas da cidade, Bruno Costa e Hugo Gambóias (guitarra portuguesa), a que se juntam as guitarras clássicas de Nuno Botelho e Ni Ferreirinha. A iniciativa é dirigida ao público em geral e tem entrada livre.

No 123.º aniversário de Artur Paredes, a CM Coimbra convidou Jorge Cravo, cultor da Canção de Coimbra, a proferir a comunicação “Artur Paredes: A Guitarra e um Mestre”, pelas 18h00, na Casa da Escrita.

 

Segue-se um apontamento musical por dois guitarristas da cidade, Bruno Costa e Hugo Gambóias (guitarra portuguesa), a que se juntam as guitarras clássicas de Nuno Botelho e Ni Ferreirinha. Os intérpretes farão uso das três guitarras que outrora pertenceram a Artur Paredes e que foram legadas ao Município de Coimbra pelo seu filho, Carlos Paredes.

 

Artur Paredes nasceu em Coimbra, na freguesia de Santa Cruz, a 10 de maio de 1899 e faleceu em Lisboa, com 81 anos de idade. É considerado o responsável pela afirmação de uma guitarra solista, ao lado de uma nova guitarra de acompanhamento da Canção de Coimbra, fruto das grandes inovações práticas, como executante e de construção, como ideólogo, que trouxe à Guitarra de Coimbra. Para além da interpretação de temas populares, o repertório criado e gravado por Artur Paredes representa um dos primeiros repertórios originais solistas para Guitarra de Coimbra.

 

A iniciativa é dirigida ao público em geral e tem entrada livre.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×