17 Maio 2022

Coimbra propõe instalar novo TCA em edifício do antigo Quartel-General

Coimbra propõe instalar novo TCA em edifício do antigo Quartel-General

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra referiu, na Reunião de Câmara de dia 18 de maio, que solicitou uma audiência à ministra da Justiça, com o intuito de lhe levar uma proposta de localização para o novo Tribunal Central Administrativo (TCA) para a região Centro. De acordo com José Manuel Silva, a reunião solicitada a Catarina Sarmento e Castro serve para sugerir a instalação do novo TCA no edifício do antigo Quartel-General, na rua Antero de Quental, na cidade de Coimbra.

No período antes da ordem do dia da reunião descentralizada do executivo da Câmara Municipal de Coimbra, que decorreu no dia 18 de maio, no Centro Social e Paroquial da Pedrulha, na União de Freguesias de Coimbra, o autarca sublinhou que se trata de “uma excelente sugestão de localização” para o novo TCA. “Faz todo sentido em Coimbra. Vamos apresentar à senhora ministra a nossa intenção e vontade de colaborar nessa instalação e sugerir local para o mesmo”, referiu. Segundo o autarca, “esta é uma possibilidade para requalificar esse edifício e dar-lhe uma finalidade pública e digna”.

 

Recorde-se que o PSD apresentou, a 20 de abril, uma proposta de lei de criação do tribunal central administrativo do centro de forma a “aliviar a morosidade dos tribunais da jurisdição administrativa”. O projeto de lei foi entregue no dia da abertura do ano judicial e propõe que este tribunal seja sediado em Coimbra e tenha “um quadro de magistrados próprio”. No início de maio, a ministra da Justiça admitiu refletir sobre a proposta apresentada pelo PSD para a criação de um novo Tribunal Central Administrativo para a região Centro.

 

Lusa/CM Coimbra

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×