17 Maio 2022

Dia Internacional dos Museus com programação diversa nos núcleos do Museu Municipal de Coimbra

Dia Internacional dos Museus com programação diversa nos núcleos do Museu Municipal de Coimbra

O Dia Internacional dos Museus, comemorado amanhã, dia 18 de maio, é o mote para a Câmara Municipal (CM) de Coimbra oferecer uma programação diversa, centrada nos cinco núcleos museológicos do Museu Municipal e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, espaços cujo acesso vai ser gratuito. O destaque vai para a abertura da exposição “Coimbra, 1395”, na Torre de Almedina, e para a apresentação da aplicação multimédia, dirigida à comunidade invisual e surda, associada à exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”, instalada no Pátio da Inquisição.

Uma visita acompanhada à exposição temporária “Caiu a noite”, patente no Museu Municipal – Edifício Chiado; oficinas dirigidas a grupos escolares e ao público em geral, no Edifício Chiado e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, respetivamente; ou a exibição do documentário “Artur entre Paredes”, na Torre de Anto, são algumas das propostas que a CM de Coimbra entendeu integrar na agenda cultural da cidade para comemorar o Dia Internacional dos Museus, celebrado na próxima quinta-feira, dia 18 de maio, dia em que os cinco núcleos museológicos do Museu Municipal e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra têm entrada gratuita.

 

A programação integra, ainda, o que se considera constituírem dois pontos altos desta celebração a que, este ano, o Conselho Internacional dos Museus (ICOM) atribuiu o tema “O Poder dos Museus” ou como os Museus podem ajudar a construir um mundo melhor. O destaque vai para a abertura da exposição “Coimbra, 1395”, na Torre de Almedina, às 11h30, que será enriquecida com uma visita acompanhada, a cargo de Luísa Trindade e Marta Simões, curadoras da exposição temporária, que, baseadas no casal fictício Afonso Anes e Domingas Martinho, vão conduzir os visitantes por um percurso pelas ruas de Coimbra, durante a época medieval, abordando as vivências económicas e sociais da cidade à época.

 

No período da tarde, entre as 13h00 e as 18h00, a exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”, patente no Pátio da Inquisição, vai passar a disponibilizar ao público uma nova aplicação multimédia desenvolvida para a exposição. Trata-se de uma aplicação tecnológica inclusiva, dotada por audiodescrição, em bilingue, e Língua Gestual, facilitadora de uma interpretação autónoma por parte de todos os visitantes, incluindo invisuais e surdos.

 

As entradas gratuitas em todos os espaços do Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado – Coleção Telo de Morais; Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada; Torre de Anto – Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra; Sala da Cidade; Centro de Arte Contemporânea de Coimbra e a exposição “Judeus de Coimbra”, no Pátio da Inquisição) vai permitir uma maior aproximação da comunidade local permitindo aos visitantes a (re)descoberta dos espaços museológicos e de importantes salas de exposições instalados na cidade.

 

Recorde-se que a programação municipal integrada no Dia Internacional dos Museus decorre no âmbito da Rede de Museus de Coimbra, cuja atividade foi agora retomada, por ocasião da celebração da Noite Europeia dos Museus (comemorada no passado sábado) e do Dia Internacional dos Museus, efemérides que não eram celebradas na cidade desde 2019, por imposição das restrições em contexto pandémico. A Coimbra | Rede e Museus, para além de contar, agora, com um reforço de quatro novas entidades parceiras envolvidas no projeto, vai continuar a pugnar pela concretização de ações concertadas no âmbito da dinamização de celebrações de datas relevantes para o património e para a cidade como é exemplo o Dia Internacional dos Museus. A programação integral da Coimbra | Rede e Museus para assinalar o Dia Internacional dos Museus pode ser consultada aqui: https://bit.ly/3PobH1j

 

CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA | PROGRAMAÇÃO

 

Museu Municipal de Coimbra

Acesso livre a todos os espaços do Museu Municipal nos respetivos horários de funcionamento

Edifício Chiado | Coleção Telo de Morais

Torre de Almedina | Núcleo da Cidade Muralhada

Torre de Anto | Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra

Sala da Cidade | Exposição Luz e Memória

Centro de Arte Contemporânea de Coimbra | Exposição Chegar à Boca da Noite

Edifício da Inquisição | Exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição |memórias e materialidades”

 

Edifício Chiado | Coleção Telo de Morais

10h00 – 13h00

Jogo gigante no exterior do Edifício Chiado. Proposta lúdica pedagógica dirigida a grupos escolares de apresentação do Edifício Chiado, Torre de Almedina e Torre de Anto, na qual os participantes são os peões do jogo!

15h00

Visita acompanhada pelo Coletivo de artistas Pescada n.º 5, à exposição “Caiu a noite” | Programação convergente da Ano Zero’ – 21 – 22’ – Bienal de Coimbra

 

Torre de Almedina | Núcleo da Cidade Muralhada

11h30

Abertura da Exposição Temporária “Coimbra, 1395” e visita guiada pelas curadoras (Luísa Trindade e Marta Simões)

 

Torre de Anto | Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra

10h00 – 13h00 e 14h00 – 18h00

Apresentação de documentário “Artur entre Paredes” de autoria de Ivan Dias, sobre a vida de Artur Paredes, ilustre guitarrista considerado, por muitos, como criador de uma sonoridade própria da guitarra de Coimbra.

 

Exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição |memórias e materialidades”

13h00 – 18h00

Apresentação da nova aplicação multimédia desenvolvida para a exposição (dirigida ao público em geral e a visitantes com diferentes necessidades, sendo dotada por audiodescrição e língua gestual, em bilingue).

 

Centro de Arte Contemporânea de Coimbra

10h00 – 18h00

Oficina “Alinhamentos Megalíticos”

A partir da obra ‘Alinhamentos’ de Pires Vieira, inserida na exposição Chegar à boca da noite, decorrerá uma oficina/instalação participativa em que o público é convidado a ‘esculpir’ a peça megalítica tirando e/ou colocando prismas quadrangulares de madeira num jogo de equilíbrios e composições 3D, desafiando a lei da física e da composição estética. Esta atividade é dirigida para o público em geral, sem inscrição prévia.

 

 

Informações e horários (18 de maio):

 

Edifício Chiado – terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 (telefone n.º 239840754); museu.municipal@cm-coimbra.pt

Torre de Almedina – terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Torre de Anto – terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Sala da Cidade – terça a sábado, das 13h00 às 18h00

Edifício da Inquisição – Terça a sábado, das 13h00 às 18h00

Centro de Arte Contemporânea de Coimbra: terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00; sábado e domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×