4 Maio 2022

Festa da Flor e da Planta anima a Baixa de Coimbra no próximo sábado

Festa da Flor e da Planta anima a Baixa de Coimbra no próximo sábado

No próximo sábado, dia 07 de maio, a Baixa de Coimbra vai acolher a Festa da Flor e da Planta. Um evento organizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra que regressa à programação cultural, de forma a celebrar a natureza e a biodiversidade, após dois anos de interregno devido à pandemia da COVID-19. As principais praças, largos e ruas da Baixa vão encher-se de flores, plantas e tapetes floridos, a que se junta a habitual animação musical e a presença de doçaria regional confecionada por associações de cariz etnográfico e folclórico de Coimbra.

Está de volta a Festa da Flor e da Planta, um evento de animação cultural urbano que se realiza este sábado, após dois anos de interregno devido à pandemia. Este sábado, entre as 10h00 e as 18h30, as principais praças, largos e ruas da Baixa de Coimbra recebem cerca de meia centena de expositores.

 

Entre viveiristas, floristas, associações de âmbito cultural e recreativo, uma instituição de ensino vocacionada para a agronomia e outras instituições de caráter social, as principais artérias da Baixa da cidade acolhem pitorescos quadros florais que imprimem a esta ação de rua muita cor, alegria e criatividade.

 

Tendo por base o contributo do universo associativo do concelho, a Festa da Flor e da Planta possui um cunho peculiar a avaliar, também, pela construção de tapetes floridos que serão exibidos em vários espaços da Baixa, num circuito que compreende a Praça 8 de Maio, as ruas Direita, da Louça, do Corvo, dos Sapateiros, das Padeiras e do Paço do Conde, o Largo do Poço, a Praça do Comércio, as escadas de São Tiago, de São Bartolomeu e as da rua dos Gatos.

 

O certame será, também, marcado pela recriação de tradições da região de Coimbra, por parte de coletividades do concelho, seja através de um desfile etnográfico, que acontecerá entre as 11h30 e as 12h00, no qual não faltarão os pregões de outrora usados na venda de rua, seja pela presença de expositores com gastronomia e doçaria tradicional, que estarão localizados na Praça do Comércio.

 

Ao longo do dia, na Praça do Comércio, serão diferentes os apontamentos de animação musical, de raiz tradicional, designadamente, pela presença da Banda Filarmónica de Ceira (às 10h30), do grupo de concertinas “Sons de Casconha” (das 14h30 às 15h30), do grupo de bombos “Só Pedra” (entre as 16h00 e as 17h00) e do grupo de cavaquinhos de Coimbra “Giroflé” (às 17h30).

 

A iniciativa pretende sensibilizar os cidadãos para a prática de condutas que promovam a biodiversidade valorizando a beleza, o valor ornamental, espiritual, odorífico, medicinal, artístico, cultural e económico que as flores e as plantas encerram neste âmbito antecipando, assim, a celebração do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, que se comemora no dia 18 de maio.

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×