9 Maio 2022

Oficina “As Cores e as Formas da Noite” no Museu Municipal de Coimbra, de 10 a 13 de maio

Oficina “As Cores e as Formas da Noite” no Museu Municipal de Coimbra, de 10 a 13 de maio

O Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado acolhe, de amanhã a sexta-feira, dia 13 de maio, a oficina “As Cores e as Formas da Noite”. Uma iniciativa integrada no serviço educativo associado à exposição “Caiu a Noite”, do coletivo Pescada Nº5, uma programação convergente da quarta edição da Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. A participação na iniciativa é gratuita, mas requer marcação prévia através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt ou do telefone 239 840 754.

A oficina “As Cores e as Formas da Noite” realiza-se entre terça e sexta-feira, dias 10 a 13 de maio, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, no Edifício Chiado. O público-alvo são as crianças de jardins de infância e escolas do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e o objetivo é levar os participantes a descobrirem as obras e artistas presentes na exposição, através das seguintes questões: “Como são as noites? Têm cor? Têm cheiro? Terão formas? É serena ou agitada? Como podemos apreciar a noite?”.

 

A adesão à iniciativa é gratuita, mas requer marcação prévia através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt ou do telefone 239 840 754.

 

Recorde-se que o espaço expositivo municipal do Edifício Chiado tem patente a exposição “Caiu a Noite”, como programação convergente à quarta edição da Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. Uma exposição dos Pescada Nº5, que pretende representar a sua diversidade de expressões artísticas, bem como o seu amplo leque geracional, ao incluir pessoas que pertencem a este coletivo desde a sua primeira hora e os integrantes mais recentes.

 

O coletivo Pescada Nº5 é um grupo de cidadãos, na maioria moradores em Coimbra, que desde 2002 se têm dedicado à fotografia em torno de projetos que com frequência culminam na realização de exposições públicas em formato de “acontecimentos fugazes”. A partir de 2005, o coletivo tem convidado docentes para ministrarem sessões de formação e coordenar os seus projetos de exposições. Procura envolver artistas de diversas áreas, pintura, escultura, desenho, dança, teatro, música, além da fotografia. Em cada projeto, presta-se especial atenção à escolha do local, escrutinando os diversos espaços, mais ou menos institucionais, enquanto espaços de arquitetura, mas sobretudo enquanto lugares de contexto para os temas escolhidos.

 

No Edifício Chiado a entrada é livre e a visita pode ser realizada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e aos sábados e domingos das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Está encerrado às segundas-feiras e feriados.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×