28 Junho 2022

CM Coimbra promove sete visitas guiadas em julho

CM Coimbra promove sete visitas guiadas em julho

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra integra na sua oferta turística quatro diferentes temas que serão abordados nas sete visitas guiadas programadas para o mês de julho. O património natural, as tradições da academia, a Canção de Coimbra e José Régio fazem parte dos itinerários que permitem conhecer o património edificado, natural e imaterial da cidade. A participação nas visitas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 239702630, do e-mail roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt, ou presencialmente, na Casa Municipal da Cultura, sita na Rua Pedro Monteiro.

No mês de julho, no programa de visitas guiadas promovido pela CM Coimbra, o destaque vai para as tradições académicas e para a Canção de Coimbra com percursos pela Alta da cidade, onde o erudito e o popular conviviam e se misturavam com frequência através do fado académico e das serenatas estudantis, que começam a ganhar contornos muito próprios, dando origem ao denominado Fado de Coimbra.

 

Realce, ainda, para a visita dedicada à lenda do brasão da cidade de Coimbra, um dos mais antigos do país, que tem inspirado, ao longo dos séculos, as mais variadas manifestações artísticas e culturais, como sejam peças de música e de teatro, justamente no Dia da Cidade, 4 de julho.

 

Estas visitas temáticas são dirigidas ao público em geral, acolhendo um mínimo de 6 e um máximo de 25 participantes. A participação nas visitas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 239702630, do e-mail roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt, ou presencialmente, na Casa Municipal da Cultura, sita na Rua Pedro Monteiro. Só serão consideradas inscrições até às 15h00 do último dia útil antes da data da realização da visita.

 

 

Programação completa de julho:

 

Dia 04 julho | 15h00 | Era uma vez … O Brasão da Cidade

Coimbra, Cidade do Conhecimento, Cidade Património Mundial, é sem dúvida também a Cidade das Lendas, onde a tradição oral se entrecruza com factos reais originando estórias de encantar de que a nossa cidade possui um enorme manancial: o rio Mondego e suas Ninfas, a fundação da cidade por Hércules, a paz de Coimbra em tempos bárbaros, a conquista definitiva da cidade aos muçulmanos, as chaves do Castelo de Coimbra, entre muitos outros episódios da História de Portugal.

É todo esse simbolismo histórico e lendário, moldado nos elementos essenciais do brasão da cidade de Coimbra, um dos mais antigos do país, que tem inspirado, ao longo dos séculos, as mais variadas manifestações artísticas e culturais, como irá ser possível observar durante esta visita guiada pelas ruas da cidade.

Gratuito

Ponto de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

 

Dia 05, 06, 07 e 08 de julho | 15h00 | Tradições Académicas e a Canção de Coimbra

A Canção de Coimbra está intimamente ligada à cidade e à sua universidade, desde o séc. XVI. É factual e conhecido este género de tradição dos estudantes nas ruas de Coimbra, onde o erudito e o popular conviviam e se misturavam com frequência.

É na segunda metade de séc. XIX que o fado académico e as serenatas estudantis começam a ganhar contornos muito próprios, dando origem ao denominado Fado de Coimbra, acarinhado e divulgado pela comunidade académica, interpretado e criado com um sentimento e uma riqueza inigualável. Com os tempos, este género musical foi sendo remodelado, dando origem ao Canto e à Canção de Coimbra, que a cidade, a sua Universidade e as suas gentes vão orgulhosamente recriando, respeitando a sua essência e a sua génese.

Este itinerário pretende potenciar, divulgar, preservar e dar a conhecer um património material e imaterial de excelência, intimamente ligado à cidade e às suas tradições académicas, percorrendo algumas das ruas onde muitos dos seus mais conceituados autores viveram e onde muitas das Serenatas decorreram, terminando no mais recente núcleo museológico, dedicado à Guitarra e ao Fado.

Gratuito

Ponto de Encontro: escadaria da Sé Nova

 

Dia 12 julho | 15h00 | José Régio [Presença] em Coimbra (Cancelada devido às condições atmosféricas adversas. Reagendada oportunamente)

Visita guiada a espaços (exteriores), relembrando a passagem desta figura ímpar da Literatura Portuguesa pela cidade de Coimbra, de modo a despertar a curiosidade de quem nos visita para a obra de José Régio e promover o património literário português, com especial enfâse para o contributo intelectual que Coimbra tem como centro difusor e produtor de cultura.

Foi nesta cidade que José Régio se licenciou em Filologia Românica e onde teve também um papel preponderante, não só na fundação da Revista Presença, em 1927, mas também na divulgação do primeiro movimento modernista do Canto e da Guitarra de Coimbra, criado por Edmundo de Bettencourt e Carlos Paredes, ao incluí-lo também na sua poesia.

Gratuito

Local de encontro: Praça D. Dinis

 

Dia 14 julho | 15h00 | Passear no Parque Verde (Cancelada devido às condições atmosféricas adversas. Reagendada oportunamente)

Visita guiada à zona ribeirinha da cidade, no espaço onde se encontra instalado o Parque Verde, que pretende abordar temas relacionados com a importância do Rio Mondego ao longo da história, a sua navegabilidade e o seu contributo para o desenvolvimento da cidade. 

Projetado por Camilo Cortesão, e desenvolvido no âmbito do programa Polis, o Parque Verde é hoje um espaço emblemático da cidade, fruto da enorme requalificação ambiental ocorrida neste espaço citadino. A criação do Parque Verde do Mondego corresponde, pois, ao ponto de viragem para uma nova forma de viver Coimbra, mais moderna e contemporânea.

O objetivo desta visita é permitir ao visitante desfrutar de uma das zonas verdes mais emblemáticas da cidade, bem como conhecer algumas das infraestruturas/equipamentos que ao longo do tempo aqui se instalaram, aludindo às tradições e vivências citadinas, que contribuem para a promoção da identidade histórico-cultural de Coimbra.

Gratuito

Local de encontro: esplanada do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Av. João das Regras)

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×