20 Junho 2022

Coimbra acolhe CASA ADENTRO 2022 no próximo dia 25 de junho

Coimbra acolhe CASA ADENTRO 2022 no próximo dia 25 de junho

Coimbra vai ser palco, no próximo dia 25 de junho, do CASA ADENTRO 2022. Um evento organizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, com o apoio do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e do Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra, que pretende aproximar a arquitetura dos cidadãos, proporcionando uma leitura atenta dos edifícios e da sua história através de visitas orientadas por voluntários ou por especialistas e convidados. O roteiro inclui 14 espaços distribuídos por vários locais da cidade: Celas, Praça da República, Alta e Baixa de Coimbra.

O evento foi hoje apresentado em conferência de imprensa, no Salão Nobre da CM Coimbra, pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, pelo presidente da Direção do DARQ da FCTUC, Miguel Correia, pela diretora do Centro Cultural Penedo da Saudade, Cristina Faria, e ainda pela coordenadora do projeto, Margarida Mendes Silva.  

 

O CASA ADENTRO é inspirado no conceito “Open House”, criado em Londres no ano de 1992 por Victoria Thornton, que abrange atualmente mais de 50 cidades em todo o mundo, incluindo Lisboa e Porto, bem como Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Maia. A ideia passa por aproximar a arquitetura dos cidadãos, através de visitas orientadas por voluntários, jovens estudantes do Ensino Superior, de cerca de 30/35 minutos, e de visitas comentadas, protagonizadas por especialistas e convidados, com uma duração superior. Destaque para a visita guiada aos Paços do Município, pelas 12h00, feita pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva.

 

O desafio é celebrar a arquitetura, em modo festivo e inclusivo, através de um roteiro que inclui 14 equipamentos, distribuídos por quatro circuitos (Celas, Praça, Alta e Baixa) de diferentes tipologias, épocas, valências e usos, valor arquitetónico, artístico e cultural, ocupando cada um deles um lugar especial no património da cidade. A ideia é visitar casas, perceber a sua arquitetura, a sua história e aproximar os cidadãos deste tipo de arte. Casa Louzã Henriques, Escola Secundária José Falcão, Maternidade Bissaya Barreto, Convento de Sant’Ana, Teatro Académico de Gil Vicente, Seminário Maior de Coimbra, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Colégio da Trindade, Casa Costa Lobo, Casa da Escrita, Hotel Astória, Paços do Município, Igreja da Graça e Palácio da Justiça são os 14 espaços contemplados.

 

O programa inclui, ainda, outras atividades, tais como um atelier para a infância e famílias, um recital de poesia e um percurso pedestre. Todas as atividades são gratuitas, a admissão é por ordem de chegada, de acordo com a lotação assinalada para cada espaço. 

 

25 DE JUNHO

VISITAS

CIRCUITO CELAS

Casa Louzã Henriques

Escola Secundária José Falcão

Maternidade Bissaya Barreto

CIRCUITO PRAÇA

Convento de Sant’Ana | Quartel de Santana

Teatro Académico de Gil Vicente

Seminário Maior de Coimbra

CIRCUITO ALTA

Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Colégio da Trindade

Casa Costa Lobo

Casa da Escrita

CIRCUITO BAIXA

Hotel Astória

Paços do Município

Igreja da Graça

Palácio da Justiça

 

EVENTOS PARALELOS

SEMINÁRIO MAIOR DE COIMBRA

10h30 | Biblioteca Nova

Leitura do conto “A Minha Casa” + oficina criativa

Atividade para crianças (3-10 anos) e famílias

Com RECORTAR PALAVRAS, Associação Artística, Literária, Educacional e Lúdica

 

CASA DA ESCRITA

17h00 | Recital de Poesia | “Memórias poéticas na Casa da Escrita”

Com COOPERATIVA BONIFRATES

 

PERCURSO PEDONAL

18h30 | Jogo urbano. À deriva pela Baixa, com Désirée Pedro

 

Ponto de Encontro Azinhaga dos Lázaros

 

Organização: Câmara Municipal de Coimbra

Parceria Estratégica: DARQ/FCTUC/UC

Parceria Institucional: Centro Cultural Penedo da Saudade/IPC

Parceiros de Acolhimento: Diocese de Coimbra, Brigada de Intervenção, Teatro Académico de Gil Vicente, Seminário Maior de Coimbra, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Tribunal da Relação de Coimbra, Casa Costa Lobo, Hotel Astória, Câmara Municipal de Coimbra, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Escola Secundária José Falcão, Família Louzã Henriques.

Apoio à Produção: Café Afonso, Imprevistas, Restaurante O Peixe.

 

Coordenação geral do projeto: Margarida Mendes Silva

Produção: Cultura e Risco Associação Cultural

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×