Foi ontem inaugurado o “Shop in Market”. A abertura foi assinalada com a presença do grupo Ecos do Passado – Serenata Coimbrã, um projeto musical e cénico, de apresentação de tradições associadas ao universo musical de Coimbra.
Até 31 de agosto, de domingo a quinta-feira, das 10h00 às 23h00 e sexta-feira, sábado e vésperas de feriado das 10h00 às 24h00, os visitantes do Forum Coimbra podem encontrar o melhor que o comércio histórico tem para oferecer.
A seleção dos estabelecimentos esteve a cargo de um júri composto por elementos das cinco entidades parceiras da iniciativa – Câmara Municipal de Coimbra, Forum Coimbra, União das Freguesias de Coimbra, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e CoimbraMaisFuturo – tendo sido a A de Amor, dedicada ao artesanato português, a Trouxa Mocha, focada em moda e design lifestyle, a Coola Boola CoLAB, que acolhe diferentes criativos num só espaço, e a Associação Herança do Passado, que preservam até hoje a arte da tecelagem de Almalaguês, os primeiros quatro espaços a inaugurar a iniciativa “Shop In Market” e a partilhar com o público uma amostra do melhor que se faz na cidade.
Sob o mote “as lojas de rua chegaram ao Forum Coimbra”, o objetivo da iniciativa é que os estabelecimentos de comércio tradicional possam promover a sua atividade, tendo no Forum Coimbra a oportunidade de aproximar o seu negócio, visão e missão de um maior número de pessoas.
Além de apoiar negócios, e porque este é um evento pensado para a comunidade, o “Shop In Market” contará ainda com uma componente de responsabilidade social associada à sua dinâmica – todos os dias, até 31 de agosto, será possível apoiar e conhecer melhor o trabalho desenvolvido por três instituições de solidariedade social que estarão presentes, ao longo dos vários dias, num stand dedicado – Cáritas, Cruz Vermelha Portuguesa e Integrar – onde estarão a decorrer campanhas especiais de donativos e de sensibilização para diferentes temáticas associadas à área de atuação de cada instituição.
A par dos quiosques e de toda a dinâmica associada ao seu funcionamento, será ainda possível assistir a demonstrações ao vivo de Tecelagem de Almalaguês, uma arte de tecer única, original da freguesia de Almalaguês, um autêntico centro de tecelagem manual onde, ainda hoje, é praticada de forma artesanal por dezenas de mulheres.