A CM Coimbra pretende criar um ambiente mais calmo e atrativo na rua de Moçambique, no Bairro Norton de Matos. Assim, e aproveitando a intervenção nas infraestruturas de drenagem a abastecimento de água pela Águas de Coimbra, que implicará a abertura de grandes valas, a autarquia vai também avançar para a requalificação das restantes infraestruturas de eletricidade e telecomunicações. Neste sentido, também serão reformuladas as redes elétricas de baixa tensão e de iluminação pública, com substituição das colunas e das luminárias em vapor de sódio por luminárias em LED.
O projeto de execução prevê medidas de acalmia do trânsito rodoviária, através da criação de uma zona de velocidade máxima de 30 km/h, como forma de potenciar o desenvolvimento de atividades quotidianas. Os trabalhos a efetuar incluem a colocação de duas passadeiras sobre-elevadas como elemento redutor de velocidade e a reconfiguração dos passeios para dimensões que permitam o conforto e segurança dos peões, reduzindo a faixa de rodagem para as medidas regulamentares, eliminando dentro dos possíveis, situações de perigo.
Com vista a garantir que os passeios se mantenham sobre-elevados relativamente à faixa de rodagem está prevista a abertura de caixa, colocação de lancis e repavimentação. Prevê-se, igualmente, a plantação de 27 árvores nas zonas libertas de infraestruturas.
A estimativa orçamental da intervenção camarária é de 934.085 euros (+ IVA), à qual acresce, ainda, o investimento da empresa municipal.