26 Setembro 2022

CM de Coimbra vai rever regulamento de apoio à cultura

CM de Coimbra vai rever regulamento de apoio à cultura

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai avançar com uma revisão do regulamento do apoio ao associativismo cultural, que quer ter concluída antes do final do ano, afirmou o chefe de Divisão de Cultura e Turismo, Paulo Pires, no passado Conselho Municipal da Cultura, que decorreu no dia 23 de setembro. Durante o CMCC, foram votadas as cinco personalidades que serão convidadas a integrar aquele órgão. Carlos Fiolhais, António Bandeirinha, Teresa Portugal, Virgílio Caseiro e Cristina Robalo Cordeiro foram as cinco personalidades que serão convidadas a integrar o Conselho Municipal da Cultura.

O executivo deve levar “brevemente” a reunião da Câmara Municipal “uma revisão do regulamento”, para que esta esteja concluída até ao fim do ano civil e que as novas candidaturas possam ser submetidas em janeiro de 2023, disse o chefe de Divisão de Cultura e Turismo de Coimbra, Paulo Pires, que intervinha durante a reunião do Concelho Municipal da Cultura de Coimbra (CMCC), que decorreu na tarde de 23 de setembro, no Convento São Francisco.

 

Segundo o responsável, que assumiu o cargo há alguns meses, há várias mudanças que a Câmara quer efetivar no regulamento, nomeadamente de a ferramenta poder também “ilustrar um pensamento que o município quer para a cultura, em termos de prioridades e do que quer valorizar e alavancar neste território”. Nesse sentido, apelou aos membros do CMCC para entregarem as suas propostas até 15 de outubro. Na sua intervenção, anunciou também que a equipa da cultura do município vai mudar-se para o Convento São Francisco. “Faz sentido a divisão e o Convento trabalharem com uma maior proximidade e uma maior colaboração”, notou.

 

O chefe de divisão realçou ainda que está em curso uma revisão de “uma estratégia mais vasta de afirmação do território de Coimbra”, nomeadamente a sua narrativa para dentro e para fora. “Tem de haver uma narrativa e estratégia atualizada, contemporânea, que olhe para o futuro”, frisou, salientando que não será feita “tábua rasa do passado”. Paulo Pires notou ainda que “um dos aspetos mais frágeis do ecossistema cultural e criativo é a comunicação e marketing”, considerando que é necessário “ter um olhar mais ambicioso” nessa vertente.

 

O responsável anunciou ainda que a Câmara vai avançar com um programa de capacitação para o meio associativo em áreas como a contabilidade, programação, comunicação ou candidaturas, frisando que essa formação terá também como alvo a própria equipa municipal. Paulo Pires avançou ainda que para as Grandes Opções do Plano de 2023 estará também espelhada “uma maior ligação entre a cultura e outras áreas”, como a educação, o turismo ou a intervenção social.

 

Durante o CMCC, foram votadas as cinco personalidades que serão convidadas a integrar aquele órgão. Foram aprovados o físico Carlos Fiolhais (proposto pelo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, e pela Fundação Inês de Castro), o arquiteto António Bandeirinha (proposto por várias entidades culturais), a ex-deputada do PS Teresa Portugal (proposta pela Associação Cristã da Mocidade) e o maestro do Coro dos Antigos Orfeonistas, Virgílio Caseiro (proposto pelo próprio coro). Ao início, o quinto nome estava empatado entre a professora catedrática da Universidade de Coimbra Cristina Robalo Cordeiro, a bailarina e coreógrafa Madalena Vitorino e o músico Paulo Furtado, conhecido pelo seu projeto Legendary Tigerman.

No desempate, foi escolhido o nome de Cristina Robalo Cordeiro.

 

Na lista a votação, estavam nomes como o fundador da Ler Devagar e coordenador do festival literário Folio, José Pinho, a jornalista Anabela Mota Ribeiro, a poeta Raquel Lima, o artista André Cepeda, o investigador e docente António Pinto Ribeiro e o filósofo e professor Viriato Soromenho Marques.

 

LUSA/CM Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×