30 Setembro 2022

Contos, jogos de tabuleiro e uma exposição que recria a escola “antiga” na Biblioteca Infantil

Contos, jogos de tabuleiro e uma exposição que recria a escola “antiga” na Biblioteca Infantil

A programação para outubro na Biblioteca Infantil da Biblioteca Municipal reúne os habituais contos, jogos de tabuleiro e ainda a exposição “Regresso à Escola”. As horas do conto que integram a programação da Biblioteca Infantil, em outubro, abrangem temas que vão da música ao Halloween. Entre outras narrativas dirigidas às crianças, os utilizadores da Biblioteca terão ainda à disposição jogos de tabuleiro, com destaque para o xadrez e, ainda, a possibilidade de conhecer a escola “antiga”, através de uma exposição.

A Biblioteca Infantil/Ludoteca, da Biblioteca Municipal de Coimbra, convida as crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos a ouvirem, durante o mês de outubro, seis diferentes contos. As sessões decorrem nos dias 01, 07, 13, 21, 29 e 31 de outubro, cumprindo a seguinte calendarização: amanhã, sábado, dia 01, às 11h30, Dia Mundial da Música, podem ouvir-se “Contos com Música” (a ação dirige-se a crianças dos 3 aos 5 anos); no dia 07, sexta-feira, os protagonistas das narrativas serão “Príncipes e Princesas”, para escutar a partir das 18h00, por crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos; no dia 13 de, quinta-feira, às 18h00, prepara-se uma lição de “Boas Maneiras” para crianças dos 3 aos 5 anos de idade; no dia 21 de outubro, sexta-feira, às 18h00, são os contos de Oscar Wilde que preenchem a hora do conto dirigida a crianças com mais de 6 anos; e as duas últimas ações da hora do conto, programadas para os dias 29 (às 11h30) e 31 de outubro (às 18h00), são dedicadas ao Hallowen (a primeira destina-se a crianças com mais de 6 anos; a segunda tem como público-alvo crianças entre os 3 e os 5 anos). A participação nas horas do Conto implica uma inscrição prévia, que é gratuita, na Casa Municipal da Cultura (Biblioteca Infantil), via telefone n.º 239702630 ou por e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt.

 

A exposição “Regresso à Escola”, que recria uma sala de aula de outros tempos, no Espaço Ferrer Correia (junto ao corredor de acesso à Biblioteca Infantil), permite que os mais novos contactem com os materiais utilizados na escola pelos seus antecessores. Numa perspetiva de fomentar laços familiares e intergeracionais, as crianças são convidadas a desafiar pais e avós a visitar a escola “antiga”, entre 03 de outubro e 11 de novembro e podem, mesmo, ser surpreendidas com outras histórias ou episódios que remontarão aos bancos da escola de outras gerações. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira (das 9h00 às 19h30) e aos sábados (das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00).

 

No sábado, 15 de outubro, é no xadrez que as crianças com mais de 6 anos centram atenções, numa ação realizada das 14h30 às 17h30, em colaboração com a Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra. A iniciativa decorre na sala Polivalente e a participação é livre, não sendo necessário proceder a inscrição prévia.

 

Uma diversidade de jogos de tabuleiro estarão também à disposição dos mais novos, no dia 22 e outubro, entre as 14h30 e as 17h30, na Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura. A iniciativa é promovida em colaboração com a Associação Inclusão CONTACTO e a adesão dispensa inscrição.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×